(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo vai definir medidas em reação a assassinatos de agricultores


postado em 30/05/2011 13:25 / atualizado em 30/05/2011 13:28

Brasília – Presidente em exercício, o vice-presidente Michel Temer coordena nesta segunda-feira uma reunião para definir medidas em reação aos assassinatos de quatro agricultores ocorridos nos estados do Pará e de Rondônia em menos de uma semana. Entre as pessoas assassinadas estavam lideranças que denunciavam o desmatamento ilegal.

Participam da reunião o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, o secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional, Antônio Sérgio Geromel, o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Vizentin, o secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, e o ouvidor agrário nacional, Gercino José da Silva, além de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Na manhã do dia 24, os líderes extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva foram executados em Nova Ipixuna, no Pará. Dias depois, o corpo do agricultor Eremilton Pereira dos Santos, de 25 anos, que estava desaparecido, foi achado no mesmo assentamento.

Além dos três assassinatos em Nova Ipixuna, nessa sexta-feira um líder camponês foi morto a tiros em Vista Alegre do Abunã, em Rondônia. Adelino Ramos, o Dinho, era líder do Movimento Camponês Corumbiara, e vinha sendo ameaçado de morte por denunciar a ação de madeireiros na divisa dos estados do Acre, Amazonas e de Rondônia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)