(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Caso de racismo em loja de SP evidencia preconceito enraizado no Brasil

"Estou procurando mudança social", diz pai de garoto vítima de racismo na Oscar Freire. Caso reacendeu debate e repercutiu nas redes sociais


postado em 01/04/2015 11:45 / atualizado em 01/04/2015 12:11

Reprodução de post publicado por Jonathan:
Reprodução de post publicado por Jonathan: "Ele é meu filho", disse à vendedora que expulsou a criança (foto: Facebook / Reprodução)

A situação pela qual passou o editor Jonathan Duran, 42 anos, em frente a uma loja na rua Oscar Freire, em São Paulo, repercutiu nas redes sociais e voltou a acender o debate sobre a discriminação racial no país. No relato na internet, ele acusa a vendedora de uma loja de ser racista com o filho, uma criança negra de 8 anos, ao tentar expulsar o garoto da frente do local, após confundi-lo com um ambulante. Para especialistas ouvidos pela reportagem, a história evidencia um preconceito enraizado no Brasil e ressaltaram a importância de se denunciar e expor os casos.

Segundo Jonathan, ele e o filho estavam parados em frente à loja Animale para esperar a mulher, que estava em outro estabelecimento para comprar sapatos. Enquanto ele falava ao telefone com a companheira, uma funcionária tentou expulsar o filho do local. “A vendedora chegou e falou brava: ‘Não pode vender coisas aqui!”, contou. Jonathan disse que, antes de ir embora, limitou-se a informar: “Ele é meu filho”. Na mensagem publicada no sábado em redes sociais, Jonathan, que é norte-americano, desabafou: “Em certos lugares em São Paulo, a pele do seu filho não pode ter a cor errada”. O post tinha mais de mil compartilhamentos na tarde de ontem.

Na avaliação de Carlos Alberto de Paula, professor da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador de Enfrentamento ao Racismo do Distrito Federal, o caso esvazia o argumento de que o problema se restringe meramente a uma discriminação econômica. “São situações que evidenciam um aumento crucial em torno da discriminação. As evidências são recorrentes. A eterna renitência de que a questão passa só pelo econômico se esvazia quando ocorre em campo demarcado à circulação de determinado grupo social, como a Oscar Freire”, disse. Para o professor, as questões racial e social caminham juntas, e os constantes relatos de discriminação servem para derrubar a hipótese de que o Brasil não é um país racista.

“Esse aspecto é danoso e precisa ser discutido. Não se pode achar que estamos vivendo num país maravilhoso com aquele discurso da cultura paradisíaca em que todas as culturas se encontram e convivem em paz. Se existe esse discurso, ele deve ser discutido”, disse o professor do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UnB Nelson Inocêncio.

Na avaliação dos especialistas, é fundamental que o caso seja denunciado à polícia. Ao Correio, Jonathan disse que ainda não decidiu se fará uma ocorrência na polícia, mas afirmou que pretende continuar falando sobre o assunto para estimular o debate sobre a questão racial. “No fundo, o que estou procurando é uma mudança social”, disse. Por meio de nota, a Animale informou que entrou em contato com o pai, que repudia qualquer ato de discriminação e que apura o caso internamente.

Memória

Relembre alguns casos recentes de racismo que tiveram ampla repercussão

Agosto de 2014

» O goleiro Aranha, do Santos, foi alvo de ofensas racistas de torcedores do Grêmio durante partida em Porto Alegre. Uma torcedora foi identificada por câmeras de segurança e foi hostilizada pela população.

Fevereiro de 2014

 

» Assim como Aranha, o volante Tinga também foi alvo de ofensas racistas por parte da torcida. O episódio aconteceu no Peru, quando o atleta enfrentava o Real Gracilaso pelo Cruzeiro.

Tinga foi vítima de racismo por parte de torcedores. Insultos racistas são recorrentes no futebol(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)
Tinga foi vítima de racismo por parte de torcedores. Insultos racistas são recorrentes no futebol (foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)

» A cobradora Claudinei Gomes, 33 anos, foi xingada de “negra ordinária e preta safada” por uma passageira, em Brasília

» Uma australiana, residente no país há cinco anos, recusou-se a fazer as unhas com uma manicure negra, em um salão também de Brasília, a quem ofendeu de “raça ruim”, e exigiu que a profissional ficasse longe dela. Levada à 1ª DP, a estrangeira repetiu as agressões contra uma agente negra da Polícia Civil.

 

Outubro de 2013
» O contador Kim Furtado foi chamado de “retardado” por uma caixa de banco ao tentar fazer um depósito de R$ 50 mil. A funcionária quis saber a origem do dinheiro e só acreditou em Kim quando um amigo branco confirmou a história do contador

 

(foto: Facebook / Reprodução)
(foto: Facebook / Reprodução)

Março de 2013
» Estudantes da faculdade de Direito da UFMG passam trote com referências racistas em calouros do curso. Uma das alunas chegou a ser acorrentada e seu corpo tingido de preto. Ela foi fotografada segurando uma placa com os dizeres "Caloura Chica da Silva''


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)