(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sistema Cantareira atinge 9,1% da capacidade


postado em 10/05/2014 09:31

São Paulo, 10 - O nível do sistema Cantareira atingiu neste sábado 9,1% de sua capacidade, de acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Esta é a 20ª queda consecutiva no volume de água armazenado no reservatório que abastece a Grande São Paulo. De ontem para hoje o índice recuou 0,1 ponto porcentual.

Para efeito de comparação da situação crítica pelo qual passa o Cantareira, principal sistema de abastecimento da Grande São Paulo, há exatamente um ano, o volume de água armazenado nos mananciais correspondia a 61,6% de sua capacidade total, quase sete vezes maior do que o atual.

Os sistemas Alto Tietê e Guarapiranga, utilizados desde o início do ano no remanejamento de áreas antes abastecidas pelo Cantareira, também apresentaram queda neste sábado. O Alto Tietê caiu de 34,2% para 34%, enquanto o Guarapiranga, de 75,8% para 75,5% da capacidade de armazenamento.

De acordo com a Sabesp e o governo de São Paulo, acionista majoritário da companhia, a captação do chamado "volume morto" do sistema Cantareira deve começar já na próxima semana. A previsão é de as obras para exploração da água do fundo dos reservatórios Jaguari e Jacareí estejam prontas na quinta-feira, dia 15 de maio. O investimento feito pela concessionária foi de aproximadamente R$ 80 milhões.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)