(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Número de pessoas que saíram de casa em razão das chuvas vai a 46 mil no Espírito Santo

Estado decretou situação de emergência e já contabiliza seis mortes


postado em 23/12/2013 19:50 / atualizado em 23/12/2013 20:21

Cheia do Rio Doce em Linhares. Em algumas localidades do Espírito Santo o acesso é feito somente em barcos(foto: Wilton Júnior/GW2 Notícias/Agência O Globo)
Cheia do Rio Doce em Linhares. Em algumas localidades do Espírito Santo o acesso é feito somente em barcos (foto: Wilton Júnior/GW2 Notícias/Agência O Globo)

Chegou a 46.189 o número de pessoas que precisaram deixar suas casas devido às chuvas que castigam o estado Espírito Santo. A informação foi divulgada no final da tarde desta segunda-feira, pela Defesa Civil do Estado. Desse total, 4.669 mil estão em abrigos municipais e outros 41.520 desalojados foram para casa de parentes ou amigos. A chuva também deixou vítimas fatais. Há registro de seis mortes nas cidades de Colatina, Nova Venécia, Baixo Guandu, Piraju e duas em Itaguaçu.

O governador Renato Casagrande (PSB) decretou situação de emergência em todas as áreas afetadas pelas chuvas. Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Marcelo D'Isep, admitiu que existem centenas de pessoas isoladas ou ilhadas, principalmente no norte e noroeste do estado, a região mais atingida.

“Mas a previsão é de que continue e chover forte ao longo de toda a semana. A chuva, que castigou inicialmente o norte e noroeste do estado, já desceu para a região metropolitana, atingindo a serrana e começa a se dirigir para a região sul. No início da noite desta segunda-feira, choveu forte em Cachoeiro do Itapemirim – uma das cidades mais importantes do estado, disse o coronel.

Segundo D'Isep, cerca de 700 homens, dos quais 72 da Força Nacional de Segurança - vão trabalhar ininterruptamente pelos próximos dias, inclusive no Natal, para auxiliar as vitimas das chuvas. “A principal preocupação agora é com as pessoas que ainda se encontram isoladas e ilhadas nos municípios mais atingidos. Há necessidade de prestar assistência humanitária, fornecer alimentos, água potável, kits de higiene e abrigos improvisados nos diversos municípios do estado”.

O governador Renato Casagrande reuniu secretários de governo para acompanhar as ações tomadas em relação às fortes chuvas e para amenizar as consequências por elas causadas. Participaram do encontro, além dos secretários estaduais, representantes de órgãos federais no estado que organizam a atuação das forças de apoio aos municípios durante o Natal.

Na Grande Vitória, nas últimas 24 horas, choveu 130 milímetros, o que causou desabamento de pelo menos cinco casas, além de quedas de barreiras, principalmente na região serrana, para onde a chuva se deslocou.

Com informações da Agência Brasil


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)