(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-aluno da UnB recorda a perseguição e a tortura sofrida na ditadura

Segundo ele, manter a liberdade exigia um esforço para não cair na cilada da autocensura


postado em 21/10/2013 13:30

'O choque faz um barulho muito curioso de bolas de gude correndo dentro de uma caixa. E aí vem o choque. E aí você dá um grito. Faziam as perguntas e ficavam te perguntando e perguntavam outra vez e perguntavam outra vez e aí de novo o choque' Alexandre Ribondi, 60 anos, diretor de teatro(foto: Antonio Cunha/Esp. CB/DA Press)
'O choque faz um barulho muito curioso de bolas de gude correndo dentro de uma caixa. E aí vem o choque. E aí você dá um grito. Faziam as perguntas e ficavam te perguntando e perguntavam outra vez e perguntavam outra vez e aí de novo o choque' Alexandre Ribondi, 60 anos, diretor de teatro (foto: Antonio Cunha/Esp. CB/DA Press)

Em Brasília, desde o golpe militar, em 1964, até a redemocratização, em 1985, a ditadura esteve atenta a cada movimento na cidade. Além dos pontos oficiais da repressão, como as sedes das Forças Armadas ou da Polícia Federal, todo endereço era passível de fiscalização. A ideia era impedir qualquer tipo de ação considerada subversiva. Muitos foram os moradores da cidade que estiveram sob os olhos do regime. Poucos são aqueles que, hoje, conhecem os detalhes desse passado.

O Correio Braziliense começou, na edição de ontem, a publicar uma série sobre os locais representativos para a ditadura militar em Brasília. Tanto endereços emblemáticos para a repressão quanto para a organização da resistência serão contados por meio das experiências de personagens que participaram ativamente do período.Um deles é Alexandre Ribondi, 60 anos, diretor de teatro. Naquela época, a tensão era constante. “Eu saía de casa e tinha um policial na porta que me dizia: ‘E aí, vagabundo, vai ser preso hoje?’”, conta. Além da vigilância incessante, o então estudante foi detido. Completou os 20 anos preso. Passou por interrogatórios e tortura. Teve a casa em que vivia em Sobradinho invadida e revirada. Todas essas lembranças, no entanto, ficaram camufladas. Ribondi jamais voltou a tocar no assunto até este ano.

“A repressão existia de maneira organizada, persistente, permanente. Estava dentro de sala de aula, na rua, no bar”, lembra o diretor de teatro e produtor cultural Alexandre Ribondi, 60 anos. Para ele, na capital, a ditadura cumpriu o objetivo de estar presente em todos os âmbitos da vida dos cidadãos. “A violência existia 24 horas. O que eles queriam é que a repressão ficasse na sua alma e, assim, a figura do repressor não fosse mais necessária. Para manter a sua liberdade era preciso se esforçar o tempo todo e deixar que o censor te censurasse, e não você mesmo. Era extremamente cansativo”, lembra.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)