(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Oscar Niemeyer está lúcido e deve colocar sonda gástrica, afirma hospital


postado em 07/11/2012 14:05


Após ser internado na última sexta-feira (2/11) no Hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro, Oscar Niemeyer está lúcido, com estado de saúde estável, e respira sem ajuda de aparelhos, segundo nota oficial divulgada pela assessoria do hospital nesta quarta-feira (7/11). Segundo o médico que atende o arquiteto, Fernando Gjorup, ainda não há previsão de alta.

O hospital confirma que o arquiteto, de 104 anos, deve colocar uma sonda gástrica. Niemeyer esteve internado no mesmo hospital entre 13 e 28/10, para tratar de um quadro de desidratação. O arquiteto recebeu alta no sábado (27/10).

Símbolo da vanguarda e da crítica ao conservadorismo de ideias e projetos, o carioca Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho é apontado como um dos mais influentes na arquitetura moderna mundial. Os traços livres e rápidos criaram um novo movimento na arquitetura.

Entre as mais importantes obras do arquiteto destacam-se o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte; o Edifício Copan, em São Paulo; a construção de Brasília; a Universidade de Constantine e a Mesquita de Argel, na Argélia; a Feira Internacional e Permanente do Líbano; o Centro Cultural de Le Havre-Le Volcan, na França; o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba; os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) e a Passarela do Samba, no Rio de Janeiro; o Memorial da América Latina e o Parque do Ibirapuera, em São Paulo; e o Caminho Niemeyer, em Niterói, Rio de Janeiro; além do Porto da Música, na Argentina.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)