(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo do Rio decreta luto de três dias por morte do arcebispo dom Eugenio Sales


postado em 10/07/2012 08:34 / atualizado em 10/07/2012 11:22

Rio de Janeiro - O governo do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias no estado, por causa da morte do arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Eugenio de Araujo Sales.

Segundo a Arquidiocese, Sales morreu nessa segunda-feira, aos 91 anos. Segundo a Arquidiocese, nos últimos dias, a rotina de Dom Eugênio, que não possuía nenhuma enfermidade grave, limitava-se entre o quarto e o gabinete, onde lia jornais e assistia à TV.

Ele era o cardeal mais antigo da Igreja Católica. O cardeal potiguar, nascido na cidade de Acari em 11 de novembro de 1920, tornou-se arcebispo de Salvador em 1968 e comandou a Arquidiocese do Rio de Janeiro por 30 anos, de 1971 a 2001. Dom Eugenio chegou a ter o nome cogitado entre os candidatos a papa, depois da morte de João Paulo I.

Dom Orani João Tempesta, que substituiu Dom Eugênio em 2001, disse que nos últimos dois anos, em razão da idade, o arcebispo emérito começou a reduzir as atividades. "Ele já tinha dificuldades para andar, o raciocínio já estava um pouco lento", afirmou.

Ele também destaca o importante trabalho realizado por Dom Eugenio, que nos últimos meses, apesar da idade, ainda tinha força de atender às pessoas em seu escritório. "Foi um grande representante da Igreja Católica junto à Santa Sé. Governou a Arquidiocese durante 30 anos, criou a campanha da fraternidade, trabalhou socialmente na favela do Vidigal e em outras mais, soube exercer sua função na sociedade, na igreja e no País. Durante os anos em que ficou afastado da Arquidiocese, escreveu artigos para jornais, tinha um programa semanal na TV", acrescentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)