(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chile caminha para descriminalização do cultivo de maconha

Projeto de lei prevê que os cultivadores devem ser maiores de 18 anos, mas em caso de uso terapêutico a maconha poderá ser administrada a menores de idade com receita médica


postado em 07/07/2015 18:10 / atualizado em 07/07/2015 18:28

(foto: Daniel Camargos/EM/D.APRESS )
(foto: Daniel Camargos/EM/D.APRESS )

A Câmara dos Deputados do Chile aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que descriminaliza o auto-cultivo de maconha para fins recreativos e medicinais - um texto que agora deve voltar para comissões para que alguns artigos sejam alterados. Após intenso debate, a iniciativa foi aprovada por 68 votos a favor, 39 contra e 5 abstenções. Suas disposições devem agora ser votadas pelo Senado.

"Quando o país não conseguiu controlar o consumo de álcool por menores, sustentar que vamos ser capazes de controlar o consumo e a dependência de maconha entre os menores é, francamente, agir com ingenuidade", disse o legislador Nicolas Monckeberg, do partido de centro-direita Renovação Nacional, durante o debate.

Na esteira oposta, a deputada comunista Camila Vallejo considera ingênua a estimativa de que o auto-cultivo represente uma liberação da droga. "Podemos negar que, quando os jovens usam maconha pode e não podem cultivá-la devem recorrer ao tráfico para comprá-la?", abrindo a porta para drogas mais pesadas como a cocaína e a pasta base, argumentou Vallejo. "Todos nós sabemos que isso acontece, e quem não sabe provavelmente precisa ir mais às ruas", enfatizou a ex-líder estudantil.

O projeto de lei prevê que os auto-cultivadores devem ser maiores de 18 anos, mas em caso de uso terapêutico a maconha poderá ser administrada a menores de idade com receita médica. Por sua vez, a proibição do uso em vias públicas serão mantidas e se estabelece a posse máxima de 10 gramas por pessoa e 500 gramas por domicílio.

No Chile, a maconha é incluída na legislação como uma droga pesada, e o auto-cultivo e a venda são passíveis de punição. A possível despenalização do auto-cultivo da maconha no Chile ocorre numa região que avança no tema da legalização da droga. Os Estados Unidos legalizou em vários estados a maconha com fins medicinais, enquanto o Uruguai deu um passo além e aprovou no final de 2013 uma lei que regula totalmente o mercado da droga.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)