(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama: medidas sobre emigrantes são 'primeiro passo'


postado em 21/11/2014 21:52

O pacote de medidas anunciado na quinta-feira para regularizar milhões de imigrantes que vivem nos Estados Unidos constitui o "primeiro passo" para resolver esta questão, afirmou nesta sexta-feira o presidente Barack Obama.

"A verdade é que nem todos poderão se beneficiar destas medidas. A verdade é que ainda vamos ter que aprovar uma lei. Este é apenas o primeiro passo, não o único passo", disse Obama durante um discurso para defensores dos imigrantes.

As medidas anunciadas por Obama poderão beneficiar cerca de cinco milhões de imigrantes em situação irregular no país, mas o restante deverá aguardar que o Congresso adote uma lei geral.

Obama reafirmou que a política de ignorar ou deportar imigrantes ilegais "não é realista". "Nós não somos assim. A maioria dos imigrantes sem documentos são pessoas boas e decentes".

O governo espera que "as pessoas que vivem aqui aceitem as regras do jogo".

Enquanto Obama discursava em Las Vegas, a Casa Branca divulgava em Washington as duas primeiras medidas firmadas pelo presidente.

A primeira, uma resolução executiva de quatro páginas, determina a criação de um grupo especial de alto nível que apresentará opções para facilitar a integração de imigrantes e refugiados na sociedade americana.

O documento determina que o grupo seja formado pelos principais secretários, incluindo os de Estado, Justiça, Comércio, Trabalho, Educação, Saúde e Desenvolvimento Urbano.

A função central desta comissão será "revisar as políticas e os programas" oficiais e identificar ações "que possam ser aplicadas para aumentar as relações significativas entre os novos americanos e a comunidade que os recebe".

A segunda medida determina que no prazo de 120 dias o departamento de Segurança Interna (DHS) coordene a revisão de todo o sistema de concessão de vistos envolvendo trabalhadores imigrantes altamente qualificados.

Estima-se que atualmente haja 11,2 milhões de imigrantes ilegais nos Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)