(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tunísia adota oficialmente nova Constituição


postado em 27/01/2014 09:40

A principal autoridades políticas da Tunísia assinaram nesta segunda-feira a nova Constituição o país, adotada no domingo após duras negociações, três anos depois do triunfo da revolução.

A cerimônia oficial será realizada na sede da Assembleia Constituinte, onde o presidente Moncef Marzuki, o presidente da Assembleia, Mustapha Ben Jaafar, e o primeiro-ministro islâmico Ali Yarayedh promulgaram a nova Constituição, que entrará em vigor gradualmente.

A Carta Magna obteve uma ampla maioria de 200 votos a seu favor. Doze deputados votaram contra e quatro se abstiveram.

A adoção da nova Constituição foi possível porque o partido islâmico Ennahda concordou em deixar o poder para que o ministro da Indústria, Mehdi Jomaa, formasse um governo de independentes, cuja principal tarefa será organizar eleições legislativas e presidenciais antes do final do ano.

"Em seis semanas, votaremos a lei eleitoral. A visibilidade é clara até as eleições, que provavelmente serão realizadas em outubro de 2014", disse à AFP Ameur Larayedh, líder do Ennahda.

As datas oficiais das eleições devem ser definidas pela Instância Superior Independente para as Eleições (Isie) criada no início de janeiro.

"As eleições serão realizadas antes de 2015" , conforme previsto na nova Constituição, insistiu à AFP Chafik Sarsar, presidente do Isie.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)