(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sarkozy descarta acordo da direita com a extrema-direita


postado em 25/04/2012 06:59 / atualizado em 25/04/2012 07:02

O presidente francês e candidato a um segundo mandato, Nicolas Sarkozy, afirmou nesta quarta-feira que não fará acordo com a extrema-direita para as próximas legislativas e descartou a presença de ministros da Frente Nacional (FN) em seu governo se for reeleito. "Não haverá acordo com a FN, nem ministros, mas eu devo levar em consideração o voto dos eleitores que optaram pela candidata da FN, Marine Le Pen", declarou Sarkozy à rádio France Info. "Os quase 18% de eleitores que votaram (em Le Pen) não lhe pertencem e é meu dever falar para eles", acrescentou, reiterando a recusa de "criticar os eleitores que votaram na candidata da Frente Nacional".

O candidato socialista, François Hollande, apontou "muitas ambiguidades" no partido do presidente, a União por um Movimento Popular (UMP), sobre a posição que teria no caso de eventuais duelos entre a FN e o Partido Socialista nas legislativas, previstas para 10 e 17 de junho.

Hollande acrescentou que, no caso de duelo entre a FN e a UMP nas legislativas, ele "nunca hesitou". Recordou que esteve nesta situação em 2002, quando a esquerda pediu votos no segundo turno presidencial para o candidato de direita Jacques Chirac para impedir o avanço do candidato da FN, Jean-Marie Le Pen.

Hollande era o primeiro secretário do Partido Socialista na ocasião. "Pedi votos para Chirac. Não disse 'contra' a extrema-direita, disse 'para' Chirac", destacou.

No primeiro turno, Hollande obteve 28,63% dos votos, Sarkozy 27,18% e Marine Le Pen 17,9%. O segundo turno será disputado em 6 de maio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)