(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas já teve 10 surtos de síndrome gripal em 2017

Neste ano, foram registrados 201 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) causados pelo vírus Influenza. Do total, 30 pessoas morreram


postado em 24/07/2017 13:35 / atualizado em 24/07/2017 21:29

A mistura do tempo frio com baixa umidade do ar eleva o risco de doenças respiratórias. Em Minas Gerais, até 21 de julho, foram registrados 1.922 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), 201 dos quais causados pelo vírus influenza. Do total, 30 pessoas morreram por causa de complicações. Mesmo com números abaixo dos registrados em 2016, as autoridades de saúde estão em alerta por causa das temperaturas mais baixas em relação aos últimos anos que  estado vem enfretando neste inverno. Já foram registrados 10 surtos de síndrome gripal, sendo um em Belo Horizonte.

Segundo balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgado nesta segunda-feira, amostras de 60,8% dos pacientes que tiveram Srag foram coletadas. Os testes indentificaram que 17% dos pacientes foram infectados pelo influenza e 9,2% com outros vírus respiratórios. Dos casos de influenza, a maioria é associada ao tipo A, o que corresponde a 91,5%, sendo o subtipo A/H3 atingiu 88,5%.

O maior número de casos registrados de influenza em Minas foi registrado em Belo Horizonte e em Uberlândia, na Região do Triângulo Mineiro. Porém, 60 cidades apresentaram casos. Os pacientes têm idade entre 0 a 107 anos, mas a média dos resgitros é de 61 anos.

(foto: Arte)
(foto: Arte)
Em relação às mortes, foram 177 por Srag, sendo 30 por influenza. Destes, 25 pelo tipo A e 5 do tipo B. Não foi registrado óbito por H1N1. No ano passado, 291 pessoas morreram com o vírus. A SES registrou 10 surtos de síndrome gripal. A maioria deles, três no total, foi em Monte Santo de Minas, na Região Sul. BH, Bertópolis, Bueno Brandão, Ipatinga, Itajubá, Ladainha e Teófilo Otoni, tiveram um caso cada.

Para evitar danos à saúde nesse tempo frio e de baixa umidade, alguns cuidados devem ser tomados. Os órgãos de saúde orientam a não ficar muito tempo no banho, sob água muito quente, para não desidratar a pele. Pessoas com pele muito ressecada devem fazer uso de hidratante, realizar atividades físicas com agasalhos e nos horários até as 10h e a partir das 16h, além de não deixar de ingerir líquidos.

Outro alerta é em relação a ambientes fechados, que devem ser evitados, assim como locais com aglomeração de pessoas. Também é recomendado manter janelas abertas para ventilar o ambiente e evitar a propagação de doenças típicas desta época do ano.

RB

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)