(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alunos de escolas de Paracatu terão aulas de música erudita nesta sexta-feira

Estudantes vão ouvir criações de compositores como Strauss, Liszt e Tchaikovsky, em concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais


postado em 29/06/2017 18:38 / atualizado em 30/06/2017 10:13

(foto: Filarmônica/ divulgação)
(foto: Filarmônica/ divulgação)

Estudantes de escolas públicas de Paracatu, na Região Noroeste de Minas Gerais, terão uma atividade didática diferente na tarde desta sexta-feira: vão aprender noções da música erudita, ouvindo criações de compositores como Strauss, Liszt e Tchaikovsky, em um concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A apresentação está marcada para as 15h, no Jóquei Clube da cidade, com a participação prevista de 700 alunos de escolas (nove estaduais e cinco municipais) do ensino fundamental e médio.

"O contato com a orquestra é um novo mundo que se abre para as crianças, adolescentes e jovens. A expectativa é de que eles possam aprender e se interessar mais em ouvir música", afirma o maestro Marcos Arakaki, regente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Durante o concerto, ele vai repassar aos alunos informações sobre a criação da música erudita e a respeito dos instrumentos e composição da Orquestra Filarmônica, que tem 90 integrantes.

O maestro assinalada que, desde a sua criação, em 2008, a Orquestra Filarmônica exerce um trabalho de ampliação do acesso à música erudita, buscando também a formação de novos públicos. Ele lembra que, de 2008 até 2016, a orquestra realizou 90 concertos educacionais. “Já tocamos para mais de 87 mil jovens em concertos didáticos e, além de ser um momento muito gratificante para o músico profissional, é impressionante como isso ajuda a despertar o interesse da juventude pelo repertório clássico”, diz o maestro Arakaki.

Ele observa ainda que, tanto nos concertos educativos quanto nos concertos em praça pública, “o público se aproxima da orquestra por meio de informações e histórias que serão importantes para o conhecimento e para a escuta”. A Orquestra Filarmônica realiza a sua primeira turnê na cidade do Noroeste mineiro. Também nesta sexta-feira, às 20h, ocorrerá uma apresentação especial, dedicadas a estudantes de música da cidade.

"A proposta é criar uma interação com o público. A música clássica ainda carrega um estereótipo de que é um estilo musical pouco acessível e etilizado. A ideia é acabar com esse mito", afirma Flaviane Soares, analista de relacionamento com a comunidade da empresa Kinross (mineradora), que patrocina a turnê da Orquestra Filarmônica em Paracatu, por meio da Lei de Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

No sábado, às 20h, a Filarmônica apresentará um concerto com acesso gratuito do público, na Praça da Matriz, na abertura do 4º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu. Conforme os organizadores, o grande público ouvirá um repertório ao mesmo tempo diversificado e descontraído, com compositores exponenciais da música sinfônica, como Berlioz, J. Strauss Jr, Liszt, Tchaikovsky, além Carlos Gomes, um dos mais importantes compositores brasileiros de todos os tempos.

Trajetória de prêmios

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, ao longo de sua história, recebeu sete prêmios de cultura e desenvolvimento social, destacando-se como um dos projetos mais bem-sucedidos de Minas Gerais e do país na música erudita. A orquestra é formada por 90 músicos provenientes de todo o Brasil, Europa, Ásia, América Central, América do Norte e Oceania, selecionados por um rigoroso processo de audição.

Desde a sua criação, em 2008, até junho de 2017, a Filarmônica realizou 672 concertos, com a execução de 890 obras de compositores brasileiros e estrangeiros, para mais de 874 mil pessoas, sendo que mais de 43% do público pôde assistir às apresentações gratuitamente em praças da Região Metropolitana de Belo Horizonte e em 93 concertos no interior de Minas.

 

(RG) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)