(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dom Walmor celebra missa para os operários da Catedral Cristo Rei

Celebração agradece às pessoas que trabalham na construção do templo, na Avenida Cristiano Machado


postado em 01/06/2017 07:55 / atualizado em 01/06/2017 18:07

Dom Walmor celebra missa na Tenda Cristo Rei, no terreno que vai abrigar a catedral(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Dom Walmor celebra missa na Tenda Cristo Rei, no terreno que vai abrigar a catedral (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebra na manhã desta quinta-feira, missa de agradecimento aos operários que trabalham na construção da Catedral Cristo Rei, na Avenida Cristiano Machado, no Bairro Juliana, na Região Norte da capital. A cerimônia é realizada na Tenda Cristo Rei, que fica dentro do terreno que abrigará a sede da Cúria Metropolitana e serviços nas áreas social, cultural, educação e outros.

Sonho antigo de católicos, a Catedral Cristo Rei, projeto da Arquidiocese de BH, entra no quarto ano de construção – metade do tempo previsto, portanto – com avanços e mudanças na paisagem da Região Norte. Até o fim do ano, a estrutura da nave deverá estar concluída, permitindo, em janeiro de 2018, o começo da concretagem do piso da Tenda da Paz ou Templo, espaço interno dedicado às celebrações religiosas. Também no próximo ano, segundo o arquiteto e gerente de projetos da instituição, Leonardo Araújo, será iniciada a construção dos pórticos com 100 metros de altura e da cúpula (teto da igreja) de 2,8 mil metros quadrados, na arrancada para a inauguração prevista em 2021, ano do centenário da Arquidiocese de BH.

Um dos destaques do templo será a Praça das Famílias, que terá gravados futuramente, nas contas de um rosário, os nomes e cidade das pessoas que colaboram com o projeto orçado em R$ 120 milhões. Entre a supervisão da obra e outras funções no terreno, a equipe já escolhe o tipo de material a ser usado nesse espaço de 16 mil metros quadrados, onde ficará o altar externo, e que abrigará 20 mil pessoas, sendo 5 mil dentro do templo. Dos recursos necessários, já foram investidos cerca de R$ 25 milhões, incluindo fundações, pilares, vigas e outros serviços.
(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)

OBRA Iniciada em 2013, dois anos depois de instalada uma cruz de 20 metros de altura, a construção da Catedral Cristo Rei segue o projeto de Oscar Niemeyer (1907-2012). Na estrutura sob a Praça das Famílias, haverá uma série de setores de evangelização e prestação de serviços, como a Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida, auditório com 800 lugares, estacionamento, cinco museus, escola de música e especializada na arte dos mosaicos, entre outros. A evangelização, por sinal, começou em 2015, no canteiro de obras, ao ser erguida a Tenda Cristo Rei, aberta diariamente e programação que inclui missas, orações do terço e atendimento de confissões.

Dom Walmor abençoa e distribui camisetas para os funcionários da obra(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Dom Walmor abençoa e distribui camisetas para os funcionários da obra (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
A atual fase de trabalhos na Catedral Cristo Rei é muito importante, segundo o arquiteto, pois cria “a base” para a construção da cúpula e dos pórticos brancos, que, conforme o projeto de Niemeyer, se assemelham à vela de um barco, asas ou, dependendo da interpretação de cada uma, dedos se tocando. Diante da dinâmica da obra, Leonardo conta ao repórter que o piso da Praça das Famílias, com seu formato ovalado, ficará dois metros acima do nível da Avenida Cristiano Machado. “A concretagem do piso deverá durar poucos meses. Tempo maior será para erguer a cúpula e o pórtico”, informa.

Quem quiser colaborar, com doação de qualquer valor, pode usar também a internet, no site www.catedralcristoreibh.com.br/doa. Informações: (31) 3269-3100


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)