(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Atentado poético' leva cultura, música e cor ao Belvedere

Grande Feira de Arte promovida pela Fundação Torino envolve estudantes, a comunidade e outros parceiros para evento com intervenções cênicas, pinturas de grafite, doações de mudas de plantas e livros e outras atrações


postado em 25/03/2017 12:58 / atualizado em 25/03/2017 13:06

Pintura de muro em grafite ao vivo, doação e troca de livros, apresentações cênicas e poéticas e muitas outras atrações se juntaram em uma grande feira de arte pública na manhã deste sábado, na rua Jornalista Djalma Andrade, no Bairro Belvedere. As atividades fazem parte do 14º Atentado Poético, evento anual promovido pela Fundação Torino Escola Internacional. Nesta edição, o tema trabalhado – a arte pública – extrapolou os muros da instituição e envolveu alunos, parceiros e a comunidade para um olhar crítico sobre a cidade, fazendo arte a céu aberto.

Coordenadora do Atentado Poético da Fundação Torino, Daniela Mendes explica que o foco deste ano é um desdobramento da edição passada, quando os alunos se voltaram para Belo Horizonte como 'a cidade que temos e a cidade que queremos'. “Naquela ocasião, percebemos que a arte pública daria uma edição exclusiva e trabalhamos esses assuntos com os estudantes em seminários internos, oficinas, e por meio de diálogos com galeristas, urbanistas, pesquisadores, artistas e outros parceiros”, disse.

Ela afirma que o encerramento das atividades, com a realização do evento, é uma oportunidade de ocupar o espaço público de forma criativa, além de trabalhar o olhar crítico de todos os envolvidos. A feira teve ainda espaço para doação de mudas de plantas, exposição e venda de obras de artistas convidados, lambes poéticos e food trucks. A Galeria Quartoamado, conhecida por suas intervenções artísticas na cidade, é parceira da Fundação Torino na preparação e execução do projeto.

PREPARAÇÃO Um seminário sobre arte pública marcou o início das atividades preparatórias para o Atentado Poético. Artistas urbanos, pesquisadores, arquitetos urbanistas e galeristas estiveram na Fundação Torino para um bate-papo com os alunos sobre intervenções artísticas, agricultura urbana, origem da cultura hip hop, direito à cidade, experiências artísticas, entre outros temas. também foram realizadas oficinas, como as de grafite. Os alunos da escola também fizeram aulas de Stencil, com criação de lambe-lambes poéticos e prepararam apresentações musicais. Além das atividades práticas, os alunos realizaram diversas leituras sobre o tema.

O ATENTADO Tudo começou com a ideia de abandonar livros em espaços públicos, transformando a cidade em uma imensa biblioteca. Ao longo desses 14 anos, o projeto foi crescendo e acabou se transformando em um laboratório de experimentação de linguagens. Hoje, o projeto integra diversas áreas do conhecimento a partir do estudo de temas escolhidos para cada edição. Literatura e artes plásticas, fotografia, leitura, música e até mesmo a cidade já foram temas explorados no projeto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)