(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia apreende mais de 90 canários da terra em criadouro ilegal no Triângulo Mineiro

Denúncia anônima levou os militares da Polícia de Meio Ambiente a um imóvel na cidade de Araguari, onde pássaros da fauna silvestre estavam em gaiolas e em um viveiro


postado em 24/03/2017 19:57 / atualizado em 24/03/2017 21:42

militares recolheram os pássaros e gaiolas do criadouro que funcionava clandestinamente(foto: 9ª Cia PM/Meio Ambiente/Divulgação)
militares recolheram os pássaros e gaiolas do criadouro que funcionava clandestinamente (foto: 9ª Cia PM/Meio Ambiente/Divulgação)
Uma denúncia anônima resultou na apreensão de quase 100 pássaros da fauna brasileira em cativeiro ilegal num imóvel em Araguari, a 569 quilômetros da capital, no Triângulo Mineiro. Além dos espécimes, que são protegidos pela legislação ambiental, no local foram encontradas gaiolas e outros objetos utilizados no criadouro clandestino. 

Assim que tomaram conhecimento da denúncia, militares do 9ª Companhia de Polícia de Meio Ambiente seguiram para o endereço apontado, na Rua Santa Rita, Bairro Sibipiruna. No local, um morador permitiu a entrada dos PMs, que ouviram o canto dos pássaros numa casa vizinha no mesmo terreno.

De acordo com o sargento Marcos Vinícius de Oliveira, os espécimes estavam num cômodo, em um viveiro e gaiolas. Foram apreendidos 98 canários da terra, acondicionados em 25 gaiolas e um viveiro. O responsável pelos pássaros não estava no local, mas os militares conseguiram localizá-lo por telefone e ele retornou para sua casa.

No local, o suspeito confirmou que mantinha os pássaros em cativeiro e não apresentou o registro para a atividade de criadouro. Ele disse que chegou a ter uma licença, mas não a renovou e a perdeu. Segundo o sargento Paulo Célio da Silva, que também participou da ação, E.F.O., de 45 anos, foi preso em flagrante por crime previsto no artigo 29 da Lei 9605/98 (Lei de Meio Ambiente) e os pássaros apreendidos.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)