(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas vai alugar 15 mil tornozeleiras para amenizar superlotação de presídios

Desembargador anuncia aluguel de 15 mil equipamentos para diminuir o número de presos provisórios e o excedente da população carcerária em Minas. TJ vai bancar parte dos custos


postado em 08/02/2017 06:00 / atualizado em 08/02/2017 07:56

O estado conta hoje apenas com cerca de 2 mil tornozeleiras eletrônicas: as novas deverão ser custeadas com recursos de fianças e multas pecuniárias(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press - 30/04/2014)
O estado conta hoje apenas com cerca de 2 mil tornozeleiras eletrônicas: as novas deverão ser custeadas com recursos de fianças e multas pecuniárias (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press - 30/04/2014)
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o governo do estado vão alugar 15 mil tornozeleiras eletrônicas para tentar diminuir o número de presos provisórios e a superlotação nas 180 unidades prisionais do estado. Hoje, a população carcerária mineira é de 69.765 pessoas. Minas Gerais tem cerca de 40 mil vagas em presídios e um excedente de quase 29 mil presos. Desse total, 44%, ou cerca de 31 mil, são presos provisórios que ainda não foram julgados em nenhuma instância da Justiça. O estado conta apenas com cerca de 2 mil tornozeleiras. Boa parte do recurso para o aluguel desses equipamentos virá dos cofres do TJMG.


O anúncio foi feito pelo desembargador Alexandre Victor de Carvalho, presidente do Conselho de Criminologia e Política Criminal de Minas Gerais e integrante da 5ª Câmara Criminal do TJMG. Segundo ele, os recursos do tribunal oriundos de fianças e multas pecuniárias vão bancar cerca de dois terços dos gastos com o aluguel desses equipamentos de monitoramento dos presos. Ele não quis revelar o custo, por questões de sigilo impostas pelo comando do tribunal, pois ainda faltam alguns detalhes para fechar o acordo com o estado e com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), que está à frente do assunto, mas garantiu que as tratativas estão adiantadas.


Segundo Carvalho, essa é uma das medidas que o Conselho de Criminologia e também o Conselho Penitenciário estão propondo para tentar reduzir a superlotação carcerária. O desembargador defendeu também a mudança da mentalidade encarceradora que, segundo ele, não produziu resultados efetivos para a garantia da segurança pública. “Pelo contrário. O que vemos é um aumento do número de presos em todo o país e uma escalada da violência”.
Para Carvalho, a redução do número de presos provisórios, que muitas vezes cumprem penas superiores à condenação imposta ao final do julgamento, é fundamental para diminuir o “funil do sistema penitenciário”. Segundo ele, o ritmo de construção das penitenciárias não segue o mesmo do encarceramento.


O presidente do Conselho Penitenciário de Minas Gerais, Bruno César Gonçalves da Silva, também defendeu o uso das tornozeleiras e mudanças na formação dos agentes penitenciários que hoje, em sua avaliação, é muita militarizada, contribuindo pouco para a ressocialização dos detentos. Além disso, ele defende a alteração do decreto de indulto publicado pelo governo federal no fim do ano. O decreto, alvo de críticas por parte de diversas entidades que trabalham no sistema penitenciário, praticamente acabou com a comutação da pena. Na avaliação de Silva, o decreto vai na contramão de tudo que foi discutido e aprovado pelo Conselho Penitenciário Nacional e tende a contribuir para a superlotação, já que acaba com a possibilidade de redução da pena para presos com bom comportamento e que não tenham sido condenados por crimes graves e hediondos.

O desembargador Alexandre de Carvalho e o presidente do Conselho Penitenciário, Bruno da Silva: propostas de mudança no sistema carcerário(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
O desembargador Alexandre de Carvalho e o presidente do Conselho Penitenciário, Bruno da Silva: propostas de mudança no sistema carcerário (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)