(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Blocos calouros e veteranos arrastam foliões em BH

Os blocos saíram em vários pontos da cidade levando famílias para as ruas


postado em 21/01/2017 18:46 / atualizado em 21/01/2017 18:59

Músicos do bloco Pega que Sara ensaiaram na Praça da Estação(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Músicos do bloco Pega que Sara ensaiaram na Praça da Estação (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)

Já é carnaval em Belo Horizonte. Os ensaios de diversos blocos de rua neste fim de semana atraíram foliões da cidade e até de outros estados, como o soteropolitano Valdir Marques da Silva, de 44 anos, que deixou Salvador para curtir a festa na capital mineira. “Familiares que moram em BH me disseram que o carnaval está bom. Resolvi tirar férias e ver como o mineiro faz a folia”, disse o cozinheiro, que ontem acompanhou o ensaio do Pega que Sara, um dos novos blocos da cidade, na Praça da Estação. “É a união de dois grupos de oficinas de músicas, o Pega no piston e o Sopra que sara. Daí o nome: Pega que sara”, contou o trompetista e produtor musical Ygor Rajão, de 30. Ele faz mistério do local e data da saída do bloco: “Não serão divulgados”.

Enquanto os músicos ensaiavam, houve quem se refrescou do calor na fonte. Úrsula Gonçalves da Costa, de 17, colocou uma peruca com longos fios escuros, ajeitou o short e deixou a água molhar o corpo. “Não tem coisa melhor”, garantiu.

O calor também esquentou o ensaio do Baianas Ozadas, num galpão no Bairro Vera Cruz, na Região Leste, onde uma multidão prestigiou os músicos. O bloco, um dos mais organizados da cidade, sairá da Praça da Liberdade, na segunda-feira de carnaval, às 9h. “O belo-horizontino não precisa mais viajar para curtir o carnaval. Pelo contrário, agora turistas é que chegam à cidade. Eu, por exemplo, tenho dois amigos do Rio de Janeiro que virão para cá”, disse Ramon Nabor.

As irmãs Jéssica, de 24, e Talita Nepomuceno, de 21, estão entusiasmadas com a festa neste ano. Neste sábado, elas foram ao ensaio do Baianas Ozadas com a amiga Jéssica Martins, de 31, que se recordou da época em que viajava para outros estados para curtir o carnaval.“A folia em Belo Horizonte cresceu bastante de uns anos para cá. Não há necessidade de viajarmos. A festa, agora, é aqui. A cidade é que recebe turistas”, avaliou Jéssica Martins.

Neste domingo haverá ensaios do “Me beija que sou pagodeiro”, a partir das 15h, na Avenida Francisco Sá, 1.001, no Prado. Também do Garota, eu vou pro Califórnia, às 10h30, na Rua Leopoldo Bian. Às 16h, será a vez do Garotas Soleiras, na Rua Alagoas, 1.172.

Encontro

Para que tudo ocorra bem neste carnaval, a Belotur realiza, amanhã, no Centro de Referência da Juventude (Praça Rui Barbosa, no Centro) um encontro com integrantes dos 320 blocos de rua cadastrados. Segundo a prefeitura, o evento tem o propósito de discutir diversos aspectos, “como a organização da festa, sua sustentabilidade, viabilidade econômica e, claro, o compartilhamento de experiências”. Haverá ainda um debate sobre a economia da festa para ampliar a visão de negócios dos blocos e estimular seu empreendedorismo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)