(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trincheira do Itaú em Contagem será interditada em dias de chuva

A medida foi anunciada na tarde desta sexta-feira pelo Prefeito Alex de Freitas (PSDB). Nessa quinta-feira, o local foi tomado pela água e cobriu carros


postado em 13/01/2017 15:30 / atualizado em 13/01/2017 22:06

Trincheira foi inaugurada em agosto de 2016(foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
Trincheira foi inaugurada em agosto de 2016 (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)

Cinco meses após sua inauguração, a trincheira do Itaú, no entroncamento das avenidas David Sarnoff e Babita Camargos, em Contagem, na Grande BH, já provoca transtornos e coloca a população em risco em dias de chuva. O local sofre constantes alagamentos, como ocorreu nessa quinta-feira, quando carros ficaram submersos. Para tentar evitar tragédias na estrutura, o prefeito Alex de Freitas (PSDB) anunciou, em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira, que o trânsito será desviado da região em dias de temporais. Segundo ele, a obra não poderia ser inaugurada antes da conclusão das intervenções na bacia do Córrego Ferrugem.

O investimento na obra, que faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de Contagem, foi de R$ 28 milhões. A construção teve início em março de 2015 e foi concluída em agosto de 2016. O que seria para desafogar o trânsito pesado na região, a estrutura vem causando problemas para a população, principalmente em dias chuvosos. O temporal dessa quinta-feira, deixou carros presos no alagamento e alguns foram cobertos pela água.

Para evitar que tragédias sejam registradas, o prefeito de Contagem pretende monitorar a região em dias de chuva. “O que estamos fazendo preventivamente para evitar uma tragédia maior é fechar o trânsito na trincheira quando houver precipitação pluviométrica. Isso é para garantir o mínimo de segurança. Então, a Transcon, junto com a Guarda Municipal, orientada pela Defesa Civil, sempre que houver uma precipitação interditará a trincheira”, afirmou.

Ver galeria . 13 Fotos Chuva forte com granizo atinge BH e Contagem e provoca alagamentos Divulgação
Chuva forte com granizo atinge BH e Contagem e provoca alagamentos (foto: Divulgação )


De acordo com o prefeito, a obra não poderia ser inaugurada. “A trincheira foi inaugurada no ano passado. Muita gente disse na época da inauguração que essa obra não deveria ser feita antes da conclusão das obras da bacia do Ferrugem. Todas essas áreas de alagamento entre a Cidade Industrial e o Água Branca precisam de obras de intervenção, que já haviam sido pactuadas com o governo do estado. São intervenções que envolvem a remoção das famílias em áreas de risco e o tratamento desta bacia, com piscinões para facilitar o escoamento dessa água. Quando foi feita essa obra, a trincheira se transformou em uma grande bacia de contenção”, explicou Alex de Freitas. Segundo ele, as obras estão paralisadas desde 2014.

Com o temporal da noite de quinta-feira, ao menos três avenidas ficaram alagadas. Na General David Sarnoff, próximo a um shopping, veículos tentaram atravessar a via e ficaram presos no alagamento. A água empoçou também na Avenida Cardeal Eugênio Pacelli e Avenida Tereza Cristina. Na Babita Camargos, a queda de energia deixou sinais desligados no encontro com a Avenida Marechal Castelo Branco. Na Estação Eldorado do metrô, passageiros ficaram com água até os joelhos. No Bairro Água Branca, uma mulher foi arrastada pela enxurrada quando tentou sair de um veículo, mas conseguiu se salvar.



Segundo o prefeito Alex de Freitas, a cidade tem aproximadamente 30 pontos de risco. “São 28 pontos críticos na cidade. Ontem (quinta-feira) nos surpreendeu a queda de 55 milímetros que causou muitos danos. As áreas estão sendo monitoradas e as equipes da prefeitura conversam com moradores do entorno. Agora, o que nos resta é preparar a prefeitura e toda a sua estrutura para socorrer, prevenir e evitar que aconteça uma tragédia. Neste caso específico não aconteceu nenhuma tragédia. O que nos interessa é a preservação da vida humana”, comentou.



Outro lado

Por meio de nota, o ex-prefeito de Contagem, Carlin Moura, esclareceu alguns pontos sobre a trincheira. “A obra da trincheira é  de mobilidade urbana e as obras do Córrego Ferrugem são de contenção de cheias, que envolvem toda a Bacia do Arrudas e dependem de investimentos conjuntos da Copasa, Estado e prefeitura”, disse. Segundo ele, "as obras de contenção para evitar o alagamento em período chuvoso foram iniciadas na administração anterior".

O ex-prefeito disse, ainda, que o Córrego Ferrugem passa embaixo das avenidas General David Sarnoff com João César de Oliveira. Já está em execução, em parceria com o estado e Copasa, uma grande obra de contenção de cheias. Ela foi iniciadas à montante, ou seja, de cima para baixo, na Rua Rio Volga, no Bairro Riacho”, comentou. “A outra parte da obra, na parte de baixo, será feita no cruzamento das avenidas Francisco Firmo de Mattos e Gal. David Sarnoff. No local será construído um túnel bala, igual ao que está sendo feito debaixo do viaduto do bairro Amazonas, que vai acabar com o alagamento em outros pontos da região”, completou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)