(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Verão começa com previsão de chuvas acima da média em Minas

Especialistas esperam temperaturas entre 24 e 32 graus na maior parte dos dias


postado em 21/12/2016 06:00 / atualizado em 21/12/2016 08:38

(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

Vem chegando o verão e os mineiros já podem preparar tanto o guarda-chuva quanto o protetor solar. O meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), aponta que a previsão para a estação que começa é de temperaturas elevadas e pancadas de chuva no estado, já a partir da virada do ano.

O verão começa hoje às 8h44 (horário Brasília) e a previsão para os próximos três meses é diferente dos últimos três anos, em que os índices de chuva foram abaixo do esperado e a crise hídrica se estabeleceu e marcou o racionamento de água em todo o Brasil. “Minas Gerais tem previsão de chuvas ligeiramente acima da média e temperaturas entre 24 e 32 graus na maior parte dos dias”, afirma o meteorologista. Nos mais quentes, os termômetros poderão marcar 36 graus e, segundo o especialista, poderão ocorrer pancadas de chuva nos finais de tarde.

Com chuvas um pouco acima da média em novembro, dezembro trouxe precipitações antecipadas. “Até o momento, foram registrados 216,5 milímetros (mm) de chuvas na capital mineira, sendo que até o fim do mês a previsão é de atingir 319,4mm”, diz Ladeia. Já para janeiro, a média esperada é de 296mm, seguindo com 188,4mm em fevereiro e 163,6mm em março, segundo a média da climatologia. “Verão chuvoso, com altas temperaturas e temporais que podem causar problemas urbanos. Por outro lado, poderá beneficiar a agricultura e os reservatórios de água”, aponta.

Segundo Ladeia, os três primeiros dias da estação terão o índice de chuva reduzida. Pancadas isoladas no Triângulo, no Sul de Minas, na Zona da Mata, Jequitinhonha e Rio Doce devem marcar os próximos dias. Na Região Central, Oeste de Minas, Noroeste, a previsão é de céu parcialmente nublado. “O começo do verão vai ficar devendo um pouco de chuva, a tendência é de pancada no fim de semana”, diz.

Em Belo Horizonte, o tempo deve seguir parcialmente nublado, com temperaturas entre 17 e 30 graus. O dia amanhece, com a umidade relativa do ar próxima de 85%. Porém, na parte da tarde, o clima fica seco e o percentual pode chegar a 40%. No fim de semana de Natal, há previsão de chuva.

ALAGAMENTO Ontem, moradores e comerciantes de Pouso Alegre, na Região Sul de Minas Gerais, passaram o dia contando os prejuízos e limpando imóveis atingidos por um forte temporal na noite de segunda-feira. Em aproximadamente 20 minutos, a cidade recebeu 65mm de água, volume estimado para 10 dias, segundo a Defesa Civil municipal. Ao menos 10 bairros ficaram alagados. Em menos de 15 dias, esse é o segundo alagamento registrado no município. Em 9 de dezembro, as mesmas ruas foram alagadas. (Com João Henrique do Vale)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)