(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuvas de outubro ficam abaixo da média nas captações de água da Grande BH

Precipitações não alcançaram o que é esperado para o mês nos três reservatórios do Sistema Paraopeba e também no Rio das Velhas


postado em 05/11/2016 16:47 / atualizado em 05/11/2016 17:13

Situação do Rio das Velhas na região de Nova Lima ainda é preocupante(foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS - 16/08/2016)
Situação do Rio das Velhas na região de Nova Lima ainda é preocupante (foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS - 16/08/2016)
Apesar do tempo instável dos últimos dias, o balanço fechado da Copasa das chuvas de outubro, primeiro mês da temporada chuvosa 2016/2017, mostra que choveu abaixo da média histórica em todas as regiões das captações de água que abastecem a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A pior situação em quantidade de chuvas foi verificada na captação do Rio das Velhas, que fica em Nova Lima, na Grande BH. Em todo o mês passado choveu apenas 36,6 milímetros na região, enquanto a média esperada para o período é de 101,8 mm.

O resultado é uma vazão que ainda é considerada crítica no manancial para o período do ano. O último registro da Copasa, desta sexta-feira, mostra que a vazão em Honório Bicalho, distrito de Nova Lima onde é feita a captação, foi marcada em 10,2 metros cúbicos por segundo.

PARAOPEBA O Sistema Paraopeba, que é formado por três represas, também registrou chuvas abaixo do que normalmente acontece nas regiões. No reservatório do Rio Manso, a Copasa registrou chuvas de 78,7 mm, enquanto o esperado para o mês é 89,7 mm.

Na Vargem das Flores é comum chover 97,2 mm em outubro, mas só choveu 68,5 mm no mês passado. Por fim, a represa de Serra Azul acumulou 72,1 mm, abaixo dos 86,4 mm esperados para o período. No caso do Sistema Paraopeba, apesar das precipitações abaixo da média, a inauguração de uma nova captação em dezembro do ano passado diretamente no Rio Paraopeba, em Brumadinho, na Grande BH, vem garantindo a segurança hídrica para o abastecimento da região metropolitana.

A última medição da Copasa, de hoje, mostra que o conjunto dos três reservatórios está com 51,8% da capacidade total, sendo que a expectativa é que de agora até abril do ano que vem esses valores subam consideravelmente com a maior ocorrência de chuvas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)