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Estado de Minas

Moradores de condomínios cobram obras e fiscalização na BR-040

Usuários denunciam disparada de acidentes em trecho não duplicado da rodovia privatizada, entre a Lagoa dos Ingleses e praça em Itabirito. Abaixo-assinado pressiona concessionária


postado em 26/10/2016 06:00 / atualizado em 26/10/2016 09:59

Em um dos mais recentes acidentes, três pessoas morreram na batida entre duas carretas, que envolveu também um ônibus. Ultrapassagens são questão crítica(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press - 26/8/16)
Em um dos mais recentes acidentes, três pessoas morreram na batida entre duas carretas, que envolveu também um ônibus. Ultrapassagens são questão crítica (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press - 26/8/16)
Moradores de condomínios ao longo da BR-040, entre Belo Horizonte e Itabirito, na Região Central de Minas, denunciam o medo de trafegar pela rodovia diariamente. A sensação pode ser explicada por dados da própria Via 040, concessionária responsável pela estrada, que mostram aumento de 15% no número de acidentes entre Nova Lima e Itabirito, de janeiro e agosto deste ano em comparação com o mesmo período de 2015. Motoristas afirmam que o trecho mais violento fica entre o residencial Alphaville, na altura da Lagoa dos Ingleses, e o Pedágio 9, percurso que não é duplicado. Temendo ser vítimas de desastres, famílias criaram um abaixo-assinado para cobrar mais segurança na estrada, que já conta com mais de 1,3 mil adesões. Elas pretendem acionar o Ministério Público Federal (MPF) se providências não forem tomadas.

Números disponíveis no site da Via 040 detalham a alta nos acidentes entre Nova Lima e Itabirito. Entre janeiro e agosto deste ano, foram registradas 322 ocorrências, contra 280 nos oito primeiros meses do período anterior. Vale ressaltar que o trecho apontado como o mais crítico pelos moradores não representa o total das batidas apontadas no balanço. A concessionária não informou números específicos sobre esse percurso de risco.

Algumas medidas chegaram a ser tomadas para tentar diminuir as ocorrências entre o Condomínio Alphaville e o pedágio de Itabirito, como a diminuição da velocidade máxima permitida no trecho. Mas, segundo os moradores, não alcançaram sucesso. “Não há fiscalização com radar, então isso não intimida os infratores. Os motoristas entram em alta velocidade nos dois sentidos, os carros invadem a pista contrária e  ocorrem muitas batidas de frente”, afirma o médico Alexandre Henrique Rattes, de 52 anos.

Morador há 20 anos do Condomínio Retiro do Chalé, Alexandre afirma que a situação piorou com o aumento da movimentação na região. “Há muitos anos que vêm acontecendo acidentes, mas, com aumento do fluxo na região devido à chegada de mais moradores aos condomínios, está só piorando”, afirma.

A cobrança por segurança na região também parte de José Guilherme de Vasconcelos Capanema, de 63, que mora há sete anos no Condomínio Alphaville. “Peguei os dados publicados pela Via 040 e vi que grande parte dos acidentes que ocorrem no trecho mineiro da rodovia estão em um percurso de aproximadamente 18 quilômetros, o que é um verdadeiro absurdo. Esse trecho é justamente entre o Alphaville e a praça de pedágio”, contou.

Na última semana, uma mulher morreu ao passar pelo trecho. Ela estava em um carro que bateu de frente com um caminhão no km 567, entre Nova Lima e Brumadinho. Em 26 de agosto, dois outros acidentes, consecutivos, deixaram três pessoas mortas e 10 feridas próximo a Itabirito. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), duas carretas bateram de frente e um ônibus que transportava romeiros acabou envolvido na colisão. As vítimas eram os motoristas dos três veículos.

Para tentar pressionar a concessionária que administra a rodovia e as autoridades a tomarem medidas para evitar os acidentes, moradores de condomínios colocaram o abaixo-assinado na internet. Em apenas um dia, 1.327 assinaturas foram coletadas. “Pedimos que seja feita a duplicação da rodovia até o trevo de Ouro Preto. Queremos também a instalação de uma barreira para separar os dois sentidos, pois a maioria dos acidentes ocorre com veículos que invadem a contramão e atingem outros de frente”, comenta Alexandre Rattes.

(foto: Arte/Soraia Piva)
(foto: Arte/Soraia Piva)

Empresa diz que espera licenças


A Via 040 afirma que medidas de segurança no trecho criticado pelos moradores estão dentro do projeto de modernização da 040. Porém, ainda não há data para que sejam realizadas, por causa do licenciamento ambiental. “A Via 040 está preparada para executar as obras de duplicação tão logo as licenças sejam recebidas. A concessionária tem pleno conhecimento das especificidades do trecho sob concessão da BR-040 e da importância da modernização de um segmento sabidamente estratégico como o de Minas Gerais”, informou a empresa.

Segundo a concessionária, como parte das mudanças previstas entre o Viaduto da Mutuca (km 545) e as proximidades da praça do Pedágio 9, em Itabirito (km 578), está a implantação de sete dispositivos de retorno em desnível, projetados também para permitir a travessia de pedestres. Um deles será na altura do km 567, usado como acesso ao Retiro do Chalé. “A estrutura proposta pretende transformar o dispositivo atual em um trevo completo, ou seja, permitirá ao motorista realizar todos movimentos (sentido Rio de Janeiro e Belo Horizonte) sem cruzar a pista principal. O novo trevo encontra-se em fase de detalhamento do projeto executivo”, acrescentou a empresa.


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