(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Filhote de espécie rara é encontrado em parque da Grande BH

Em visita noturna ao Parque Estadual da Serra Verde, biólogos encontram pela primeira vez espécie incomum de ouriço-cacheiro. O animal de hábitos noturnos se separou da mãe


postado em 30/09/2016 20:01 / atualizado em 30/09/2016 21:18

O filhote está saudável e sendo cuidado por veterinários do Instituto Estadual de Floresta (IEF)(foto: Moisés Lima)
O filhote está saudável e sendo cuidado por veterinários do Instituto Estadual de Floresta (IEF) (foto: Moisés Lima)
Uma espécie incomum de ouriço-cacheiro foi encontrada pela equipe de biólogos do Parque Estadual Serra Verde, próximo à Cidade Administrativa, na Região Norte de Belo Horizonte. Durante uma caminhada noturna, os biólogos se surpreenderam ao se deparar com um filhote de Sphiggurus villosus, nome científico da espécie.

Por ter hábitos noturnos e viver em topos de árvores, o animal é visto muito raramente. “Essa espécie é muito silenciosa, e só o encontramos porque o filhote estava 'chorando' de fome. Ele ainda está em fase de amamentação, o que indica se perdeu da mãe ou que ela morreu", disse o biólogo e gerente do parque, André Portugal.

O animal é incomum na área do Parque Estadual Serra Verde(foto: Moisés Lima)
O animal é incomum na área do Parque Estadual Serra Verde (foto: Moisés Lima)
O filhote foi enviado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de BH (Cetas) para ser alimentado e tratado por veterinários do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Os exames realizados indicaram que ele está saudável. “Essa reabilitação demora cerca de quatro a seis meses. Após esse período o filhote já estará mais maduro e forte para ser solto novamente no parque”, ressaltou o gerente. Até então, o animal não havia sido registrado na área. Com isso, a lista de espécies que vivem e são protegidas no Parque Estadual Serra Verde sobe para doze.

Na unidade de conservação ocorrem caminhadas mensais, abertas ao público, que pode conhecer a fauna e a flora. Porém, este mês o evento foi cancelado, em protesto dos funcionários do parque diante dos incêndios criminosos que aconteceram entre abril e setembro deste ano no parque. A área queimada foi de cerca de 80%, segundo estimativa dos biólogos.

Conheça a espécie

O ouriço-cacheiro é um mamífero encontrado no Brasil, na Venezuela, nas Guianas e na Bolívia. Medindo cerca de 60cm na fase adulta, seu dorso é pardo-amarelo-escuro e cheio de espinhos que medem em torno 4 cm de comprimento e são usados como defesa.

Ao contrário da crença popular, eles não são capazes de lançá-los, mas em situação de perigo os ouriços encolhem o corpo e eriçam os espinhos, que causam ferimentos no predador. A região da barriga é coberta apenas por pelos relativamente macios.

Sua dieta é composta de insetos, caracóis e vegetais. Na reprodução, consegue gerar de um a dois filhotes por parto. Normalmente é um animal tímido e inofensivo, que só ataca quando se sente ameaçado. Seus predadores naturais são texugos, gatos selvagens, cães, lobos, raposas e doninhas.

O nome “cacheiro” vem da palavra cachar, que significa esconder-se, ocultar-se. Como estratégia de sobrevivência o ouriço vive na copa das árvores, prendendo-se aos cipós e se elevando a até 15 metros do chão.

 

(RG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)