(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores de Paracatu de Baixo escolhem novo local para construção do distrito destruído

Eleições começaram nessa manhã e seguem até às 17 horas, no Centro de Convenções de Mariana. Até o momento mais de 60% das famílias já votaram


postado em 03/09/2016 09:55 / atualizado em 03/09/2016 13:00

Mais de 60% das famílias já votaram na área para reconstrução de Paracatu de Baixo(foto: Fernando Helbert/Divulgação)
Mais de 60% das famílias já votaram na área para reconstrução de Paracatu de Baixo (foto: Fernando Helbert/Divulgação)
Estão em curso as eleições para escolha do terreno onde será reconstruído Paracatu de Baixo, subdistrito de Mariana, destruído depois do rompimento da Barragem de Fundão, em 5 de novembro do ano passado. Até o momento 67 famílias já votaram o que corresponde a 62% do total. O percentual torna o processo válido, já que é necessário a participação de pelo menos 60% dos eleitores. 

As urnas para votação foram abertas pontualmente, às 8 horas, e o processo acontece até às 17h no Centro de Convenções de Mariana. A mineradora Samarco espera que 108 famílias participem das eleições, com um voto por grupo.Para não haver segundo turno, um dos três terrenos identificados para a reconstrução deve receber pelo menos 60% dos votos.

O processo de escolha do novo local  está sendo acompanhado pela auditoria Ernst Young e pelo Ministério Público.

As três áreas identificadas para a reconstrução, denominadas de Joel, Toninho e Lucila, estão próximas ao antigo subdistrito, que é um dos sete critérios estabelecidos pela comunidade. Os outros seis são: abastecimento de água, disponibilidade de energia, facilidade de acessos, manutenção da vizinhança de Paracatu, relevo-topografia adequado e acesso a transporte público.

Para a definição da área, é necessária a participação de, no mínimo, 60% dos representantes das famílias no dia da votação. Vencerá o terreno que obtiver mais de 60% dos votos válidos. Esses critérios foram definidos em conjunto com a comunidade e o Ministério Público.

Moradores de Paracatu de Baixo vão escolher um terreno de uma lista de três opções(foto: Fernando Helbert/Divulgação)
Moradores de Paracatu de Baixo vão escolher um terreno de uma lista de três opções (foto: Fernando Helbert/Divulgação)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)