(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jogadores de Pokémon Go são vítimas de série de assaltos em Minas

Somente nos últimos três dias, ao menos oito pessoas tiveram o celular roubado enquanto tentavam capturar os personagens do jogo. Cinco foram em Belo Horizonte


postado em 05/08/2016 15:39 / atualizado em 05/08/2016 18:13

O jogo virou febre em Belo Horizonte e em outras cidades mineiras(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O jogo virou febre em Belo Horizonte e em outras cidades mineiras (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Bastaram poucas horas do lançamento do Pokémon Go, game que virou febre no Brasil e no mundo, para as ocorrências de roubo pipocarem em Minas Gerais. Somente nos últimos três dias, ao menos oito pessoas tiveram o celular roubado enquanto tentavam capturar os personagens do jogo. Somente em Belo Horizonte, foram cinco pessoas assaltadas. As ocorrências aconteceram no Bairro Cidade Nova, na Região Nordeste, e no Lindéia, no Barreiro. A Polícia Militar (PM) também atendeu chamados em Barbacena, na Região Central do Estado, e Ituiutaba, no Triângulo mineiro. A PM fez alerta para evitar os furtos.

Entre as vítimas estão três jovens que se divertiam na Rua Professor Amedee Peret, próximo ao cruzamento da Rua Doutor Júlio Otaviano Ferreira, no Bairro Cidade Nova. Os garotos, de 19, 20 e 21 anos, afirmaram aos policiais que estavam próximo a Paróquia Santa Luzia, por volta das 23h20, quando uma motocicleta com duas pessoas parou próximo a eles. A dupla anunciou o assalto e levou três aparelhos celulares, avaliados em aproximadamente R$ 4,5 mil.

As testemunhas informaram que os criminosos fugiram em alta velocidade em direção a Avenida José Cândido da Silveira. A PM foi acionada e realizou buscas na região. Porém, nenhum dos suspeitos foi encontrado.

O outro assalto em BH aconteceu no Bairro Lindeia, no Barreiro, no dia em que o aplicativo foi lançado no Brasil. Um jovem de 19 um amigo de 15 foram assaltados enquanto jogavam Pokémon Go na noite de quarta-feira. De acordo com a Polícia Militar, o mais velho contou que ele e o adolescente estavam na Rua Cana da Índia, por volta da 19h30, quando foram surpreendidos por dois homens que anunciaram o assalto. Os criminosos obrigaram as vítimas entregar os celulares. Logo em seguida, mandaram os jovens saírem andando sem olhar para trás, e fugiram. As vítimas foram até a 12ª Companhia da Polícia Militar para registrar a ocorrência, que foi encaminhada à Delegacia do Barreiro. Foram levados três aparelhos celulares avaliados em R$ 6,6 mil.

Os crimes contra os jogadores também chegaram ao interior de Minas. Em Barbacena, dois adolescentes acabaram assaltados quando tentavam capturar pókemon no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, às margens da BR-265. Um homem acionou a PM depois que o filho dele e um amigo, que jogavam o jogo, foram abordados por um criminoso no momento em que tentavam capitar um sinal de GPS. O suspeito levou um celular e fugiu em direção ao Bairro Santa Maria.

Os militares fizeram rastreamento na região e conseguiram avistar o suspeito em um matagal junto com outro homem. Porém, ao avistar a viatura, os dois fugiram por um local de difícil acesso e não foram alcançados. Eles jogaram a capa protetora do aparelho no chão.

Outro assalto aconteceu na Avenida Sete, em Ituiutaba. Um adolescente de 16 anos afirmou à PM que nessa quinta-feira jogava Pókemon Go no Centro da cidade quando foi abordado por quatro homens. Os criminosos ordenaram que a vítima entregasse os dois celulares e, em seguida, fugiram em bicicletas. Nenhum suspeito foi preso.

Orientação da PM

Na quinta-feira, a Polícia Militar de Minas Gerais divulgou um alerta no Facebook para os jogadores e orientou os comandantes dos batalhões a providenciar segurança para os locais onde as pessoas costumam jogar.  Segundo o capitão Flávio Santiago, chefe da assessoria de imprensa da PMMG, a polícia se antecipou às necessidades e cada batalhão formou uma tática de policiamento para garantir segurança nos locais onde as pessoas estão caçando Pokémon. No Facebook, a mensagem divulgada pela corporação alerta para o cuidado com os celulares. "Ao brincar com o seu celular lembre-se de cuidar da sua segurança! Evite locais afastados e mal iluminados." dizia a publicação.

Trânsito

A febre do Pókemon Go também provoca um alerta aos órgãos de trânsito. O uso do celular por pedestres e motoristas podem aumentar os riscos de acidentes. É o que afirma a coordenadora de educação e trânsito do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), Luane Marçal. “O próprio uso do celular, não apenas do jogo, eleva os riscos. Muitas pessoas ainda estão usando aparelhos enquanto estão no volante. Temos que ter uma mudança de comportamento quando estamos no trânsito. Além disso, configura uma infração”, explica.

Com o jogo, a situação pode ser ainda mais crítica aos motoristas, pois podem tirar o olho da pista. “A atenção do condutor tem que está voltada para tudo que estiver ao redor dele. Se focar no jogo, a
chance de acontecer um acidente de trânsito aumenta de três a cinco vezes”, disse. “O pedestre também é importante evitar o uso do celular quando está caminhando pela rua, para ter atenção em traspor as vias. Temos um índice muito grande de atropelamento em BH”, completou.

A BHTrans também deixou um alerta. “Tanto condutores quanto transeuntes devem manter o comportamento habitual, obedecendo as leis de trânsito e portando-se com prudência”, afirmou, em nota, a empresa que gerencia o trânsito de Belo Horizonte.

Outro local que os jogadores devem ter atenção é no metrô de Belo Horizonte. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que já realiza campanhas de conscientização e orientação para evitar acidentes com passageiros que utilizam celular. Informou, ainda, que não possui registro de acidentes graves, além de trombadas, empurrões e aparelhos perdidos ou caídos nos trilhos. “A campanha foi criada para evitar situações de risco, especialmente, nos momentos de embarque e desembarque”, disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)