(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ave vista pela última vez há 75 anos é redescoberta em Minas Gerais

A rolinha-do-planalto, a "Columbina cyanopis", foi encontrada em dois pontos do estado. As áreas serão mantidas em sigilo para preservar o animal


postado em 30/05/2016 14:31 / atualizado em 30/05/2016 22:39

A ave tem olhos azuis claros e manchas azuis escuras nas asas, que se destacam da plumagem predominantemente castanho-avermelhada(foto: Rafael Bessa/ Save Brasil)
A ave tem olhos azuis claros e manchas azuis escuras nas asas, que se destacam da plumagem predominantemente castanho-avermelhada (foto: Rafael Bessa/ Save Brasil)

Uma ave ameaçada em extinção foi redescoberta em Minas Gerais. A rolinha-do-planalto, a Columbina cyanopis, tinha sido vista pela última vez, segundo o Instituto Butantan, há 75 anos, em 1941. A espécie foi vista por pesquisadores, que tiveram o apoio do Observatório de Aves e da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil). As áreas serão mantidas em sigilo para preservar o animal.

A ave se destaca por algumas características específicas. Ela tem olhos azuis claros e manchas azuis escuras nas asas, que se destacam da plumagem predominantemente castanho-avermelhada. A rolinha-do-planalto é uma espécie exclusiva do Brasil. Por causa, principalmente, da destruição do cerrado, o seu habitát, ela está em extinção. Foram encontrados 12 indivíduos da espécie.

A rolinha-do-planalto foi redescoberta pelo ornitólogo Rafael Bessa em duas áreas em Minas Gerais em 2015, mas a divulgação aconteceu somente durante o 11º Encontro Brasileiro de Observação de Aves (AvistarBrasil 2016), neste mês.

Desde a redescoberta,foram iniciados estudos sobre a biologia da espécie, que buscam informações sobre o comportamento de reprodução e alimentação da ave, entre outros aspectos. Os ornitólogos buscam, ainda, outros locais com características semelhantes, como a geografia, para tentar identificar novos pássaros da espécie. Esse trabalho é feito por meio de imagens de satélite e por uma técnica chamada modelagem ecológica. Com base nas características ambientais das áreas onde a espécie ocorre, um software cruza informações e aponta lugares com características semelhantes.

Os dois pontos em Minas Gerais onde as aves foram vistas podem ser transformados em área de conservação. Segundo os pesquisadores, isso preservaria a rolinha-do-planalto e outras espécies da região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)