(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de Mariana aposta em turismo para compensar perda de receita

Com a interrupção da extração de minério depois do rompimento da barragem da Samarco, os cofres municipais deixaram de arrecadar R$ 4 milhões mensais de royalties


postado em 05/05/2016 18:07 / atualizado em 05/05/2016 22:05

Diante da interrupção da extração de minério da Samarco em Mariana, a prefeitura local aposta no turismo para amenizar a perda dos royalties (R$ 4 milhões mensais) que deixaram de ser pagos pela empresa por meio da Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais (CFEM). Nesta quinta-feira, a Associação do Circuito Turístico do Ouro (ACO) lançou novos roteiros para fomentar a economia na região.

A entidade agrupa o setor público e o privado de Mariana e 16 cidades. Na primeira vila de Minas, fundada em 1711, donos de pousadas e restaurantes reclamam de queda no número de visitantes depois do estouro da barragem da mineradora. Por desconhecimento, muitos turistas cancelaram a visita à cidade acreditando que a lama havia danificado a sede do município. Vale lembrar que os distritos devastados pelo tsunami de rejeitos de minério ficam distante do centro histórico.

Para melhorar a economia na região, a ACO elaborou quatro roteiros: Entre serras da Piedade ao Caraça; Entre trilhas, sabores e aromas; Entre ruralidades e personalidades; e Entre cenários da história. Os três primeiros oferecem roteiros em municípios que não incluem diretamente Mariana. O último, porém, reúne atrativos na primeira vila de Minas.

O roteiro inclui quatro municípios que se formaram durante o ciclo do ouro: Mariana, Ouro Preto, Congonhas e Ouro Branco. Ele foi subdividido em três rotas. Na histórico-cultural, museus, casarões e igrejas ajudam a contar a formação das primeiras vilas no estado por meio da arquitetura, pinturas e esculturas. Também há visitações a antigas minas que abasteceram a coroa portuguesa com metais preciosos. Na rota das artes, um dos atrativos é apreciar ofícios distintos, como o trabalho de artesãos que fazem imagens sacras. Boa parte dos profissionais ainda usam a pedra-sabão.

A última rota é a da natureza, com destaque para o Parque do Itacolomi e o da Serra de Ouro Branco. "Haverá um site específico para os circuitos a partir do próximo mês. Hoje, a pessoa pode vir e pedir informações no Centro de Atendimento ao Turista de Mariana", disse a turismóloga Morgana Bernardes.  (RB)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)