(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Defesa Civil de BH registra 292 ocorrências relacionadas às chuvas em menos de três dias

Maioria das solicitações tem à ver com deslizamentos de terra e desabamento de muros


postado em 18/01/2016 13:38 / atualizado em 18/01/2016 13:45

Bairro Maria Goretti, na Região Nordeste de capital, foi um dos que registrou um deslizamento de encosta. Pelo menos uma família precisou sair de casa(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
Bairro Maria Goretti, na Região Nordeste de capital, foi um dos que registrou um deslizamento de encosta. Pelo menos uma família precisou sair de casa (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)

A Defesa Civil municipal recebeu 292 pedidos de atendimento em razão da chuva dos últimos dias em Belo Horizonte. De acordo com órgão, os números foram contabilizados entre sábado, 16 de janeiro, e meio-dia desta segunda-feira.

A maioria das ocorrências registradas pelo órgão na capitão são de deslizamento de encostas (74), risco ou ameaça de escorregamentos e deslizamentos (29), e desabamento parcial de muro de arrimo (28).

Somente na Região Leste de Belo Horizonte, a Defesa Civil contabilizou 68 ocorrências, sendo 23 de deslizamento de encostas. Logo atrás vem a Região Centro-Sul de Belo Horizonte, com 57 ocorrências.

A previsão de que a chuva intermitente continue até amanhã colocou a Defesa Civil de BH em atenção. “A previsão do tempo é de chuva até terça. Chovendo hoje (domingo), segunda e na terça, aquilo que está em perigo hoje vai piorar. A probabilidade de ter escorregamentos na cidade a cada minuto e a cada hora vai aumentando. Precisamos muito das pessoas para ficarem atentas e evitar desastres”, disse o coordenador do órgão na capital, coronel Alexandre Lucas, em entrevista ao em.com.br na manhã de domingo. “Importante é reforçar o alerta, mostrar às pessoas que a autoproteção é a melhor prova de se prevenir um desastre”

Em duas semanas, já choveu em Belo Horizonte 74% do esperado para janeiro. Segundo o Instituto PUC Minas TempoClima, o volume acumulado de chuva na capital até esta segunda-feira chegou a 221,6 milímetros. A média mais elevada para o período na capital é de 296,3 mm.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)