(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sobe para 22 o número de cidades que cancelaram ou reduziram o carnaval em Minas

As medidas foram tomadas por causa da crise econômica. As últimas que anunciaram a opção de não fazer a folia foram Bom Despacho, na Região Centro-Oeste, Cássia, Fortaleza de Minas e Alpinópolis, na Região Sul do estado


postado em 10/01/2016 17:58 / atualizado em 10/01/2016 20:17

Crise financeira atingiu festas em cidades históricas, como Diamantina(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press.)
Crise financeira atingiu festas em cidades históricas, como Diamantina (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press.)

O número de cidades mineiras que cancelaram o Carnaval neste ano por causa da crise financeira aumenta a cada dia. Ao menos sete municípios resolveram cancelar as festas por causa da falta de dinheiro. Outras 15 comunidades terão a folia de Momo reduzida neste ano. A situação atingiu cidades históricas, como Ouro Preto e Diamantina. As últimas que anunciaram a opção de não fazer a folia foram Bom Despacho, na Região Centro-Oeste, Cássia, Fortaleza de Minas e Alpinópolis, na Região Sul do estado.

Em Bom Despacho, a verba que iria para o carnaval será utilizada para investimentos na cidade. “Provavelmente não faremos o carnaval por causa da questão econômica. Queremos fazer investimentos no Samu e aperfeiçoar o Pronto-Atendimento”, explica o prefeito Fernando José Castro Cabral (PPS). Segundo ele, a festa está cancelada, mas há possibilidade de uma parceria com empresas. “Se houver uma parceria com a iniciativa privada podemos ter. Mas, não vamos investir dinheiro público no evento este ano”, completou.

Os moradores de Cássia também ficarão sem a tradicional folia. A prefeitura cancelou a realização da festa alegando dificuldades financeiras que vem enfrentando. Segundo o prefeito Rêmulo Carvalho Pinto, o Reminho (PP), a medida é preventiva para a contenção e manutenção dos serviços públicos. “Foi uma decisão econômica, priorizando áreas como saúde, educação infraestrutura e pagamento de funcionários. Poderíamos fazer o carnaval, mas não teríamos mais dinheiro para outras áreas que são de vital importância para o município o resto do ano”, afirmou.

A situação não vai ser diferente em Fortaleza de Minas. O município passa por dificuldades financeiras por causa da crise e ainda deve salário aos funcionários. “Desde o ano passado, não estamos fazendo o carnaval. Este ano também não vamos ter. Além da crise do política e econômica, tem a mineradora que paralisou as atividades e o município vem sofrendo com essa situação. Ainda não conseguimos pagar o 13º dos funcionários, então, não é momento de festa”, disse a prefeita Neli Leão do Prado (PSC).

Outro município que não vai ter folia é Alpinópolis. “Aqui já tem uma rotina de não ter o carnaval desde que assumi o governo. A situação do município não permite, então foi uma atitude que tomados desde o início. Ainda mais nesta situação de crise”, comentou o prefeito, Julio César Bueno Silva (PTB).

Freio na folia

Cidades que já cancelaram o carnaval em 2016

Alpinópolis

Bom Despacho

Cássia

Cláudio

Formiga

Fortaleza de Minas

Lavras

Cidades que vão diminuir a festa

Abaeté

Arcos

Carmo da Mata

Diamantina

Iguatama

Itambé do Mato Dentro

Mariana

Moema

Ouro Preto

Passa Tempo

Prados

Santo Antônio do Rio Abaixo

São João del-Rei

Tiradentes

Visconde do Rio Branco


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)