(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sobe para 129 o número de municípios em situação de emergência devido à seca

Pelo menos 25 cidades atendidas pela Copasa já estão em rodízio de água


postado em 12/11/2015 08:46 / atualizado em 12/11/2015 17:48

A lama que desceu das duas barragens da Samarco em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, e atingiu o Rio Doce, prejudicou ainda mais o abastecimento em cidades mineiras que já enfrentavam problemas por causa da seca. Em todo o Estado, o número de municípios que decretaram situação de emergência por causa da falta d'água já chega a 129. Além disso, famílias já vivem o transtorno do racionamento. Pelo menos 25 cidades atendidas pela Copasa já estão adotando o rodízio de água.

O número de cidades mineiras que decretaram situação de emergência por causa da seca e estiagem não para de subir. Somente neste mês, dois municípios pediram ajuda ao governo estadual. Os últimos pedidos foram feitos por prefeituras de Francisco Sá e Montalvânia, ambas da Região Norte de Minas Gerais.

Os problemas da seca fazem com que moradores de pelo menos 25 municípios abastecidos pela Copasa enfrentem o racionamento de água. São eles, Astolfo Dutra, Catuti, Mato Verde, Medina, Ub, Igarapé, Visconde do Rio Branco, São Tiago, Peçanha, Candeias, Montes Claros, Mutum, Lagoa Dourada, Taiobeiras, Divisa Alegre, Rio Novo, Piedade de Ponte Nova, Bom Despacho, Arcos, Nova Serrana, Água de Cachoeirinha, Água de Santo Antônio do Monte, Congonhas, e Jequitibá.

Nível de reservatórios

Sem o registro de chuvas fortes, o nível do Sistema Paraopeba, que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte, continua em queda livre. Há pelo menos 30 dias, o conjunto de represas tem quedas diárias ou fica estável. Nenhum aumento foi registrado desde 12 de outubro. Nessa quarta-feira, apresenta 20,4 % da sua capacidade total, a menor marca da história.

O sistema é formado pela união dos reservatórios Serra Azul, Rio Manso, e Vargem das Flores. A pior situação é do Serra Azul, que nos últimos três dias, caiu de 5,8% para 5,6%. O Rio Manso, a maior represa do Paraopeba, saiu de 29,8% na última segunda-feira e passou para 29,6% na quarta-feira. Vargem das Flores está com 18,7% da capacidade.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)