(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndios voltam a atingir o Parque do Rola-Moça depois de dois dias de 'trégua'

Grandes focos são combatidos pelo Corpo de Bombeiros e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) na região conhecida como Cachimbo e atrás da empresa Precon


postado em 24/09/2015 14:33 / atualizado em 24/09/2015 15:38

Ver galeria . 13 Fotos Dois grandes focos de incêndio consomem a vegetação da área de conservação nesta quinta-feira. O combate é feito por 50 homens, entre militares do Corpo de Bombeiros e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF)Romer Cardoso
Dois grandes focos de incêndio consomem a vegetação da área de conservação nesta quinta-feira. O combate é feito por 50 homens, entre militares do Corpo de Bombeiros e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) (foto: Romer Cardoso )

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça voltou a registrar incêndios nesta quinta-feira, depois de dois dias de trégua. Dois grandes focos são combatidos pelo Corpo de Bombeiros e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) na região conhecida como Cachimbo e outro atrás da empresa Precon. As causas do fogo ainda são desconhecidas. No último final de semana, pelo menos 450 hectares da área de conservação, entre Belo Horizonte, Brumadinho, Ibirité e Nova Lima, na Grande BH, foram consumidas pelas chamas.

As imagens do incêndio no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça foram enviadas pelo internauta Romer Cardoso por meio do Whatsapp do Jornal Estado de Minas. Fez flagrante ou tem sugestão de pauta? Pode enviar para o número: 8502-4023

Os dois focos começaram a ser combatidos no início da tarde. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas se alastraram no Bairro Mineirão, no Barreiro, próximo à portaria 1 do parque. Outro foco atinge a vegetação nas proximidades da BR-040, no Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, na Grande BH.

Já estão empenhados no combate 50 homens, sendo militares dos bombeiros e brigadistas do IEF. Eles são ajudados pelo helicóptero Pégasus, que joga água com o uso de um cesto.

O retorno da operação ocorre dois dias depois que outro grande incêndio ter atingido o parque. De sábado a terça-feira, mais de 100 homens, entre militares e brigadistas, fizeram o combate às chamas. Análise preliminar aponta que pelo menos 450 hectares de mata foram queimadas. O IEF pretende, nos próximos dias, fazer um sobrevoo na região para calcular a área destruída pelo fogo.

Outros parques em chamas

Continua crítica a situação de pelo menos 10 unidades florestais de conservação em Minas Gerais. Nesta quinta-feira, militares do Corpo de Bombeiros e brigadistas do IEF continuam o combate aos focos de incêndio em vários pontos do estado. O forte calor e os baixos índices de umidade relativa do ar contribuem para maior intensidade das chamas. Um dos pontos mais críticos continua sendo o Parque Estadual Serra da Boa Esperança, na Região Sul de Minas. Conforme militares, apesar de o fogo estar controlado, o monitoramento continua sendo feito, porque há chances de as chamas voltarem.

Aeronaves jogam água nos focos onde os brigadistas não conseguem chegar. Até ontem, a estimativa era de que 5,9 mil hectares da mata haviam sido atingidos. Um novo balanço deverá ser feito até o fim do dia. No Parque Guimarães Rosa, em Montes Claros, os bombeiros também combatem incêndio de grandes proporções nesta quinta.

De acordo com o IEF, também há focos de incêndio nos parques Estadual do Rio Doce, Serra do Cabral, Norte de Minas, Rio Preto, São Gonçalo do Rio Preto, Região do Alto Jequitinhonha, Serra da Boa Esperança, Serra do Brigadeiro, Estadual de Grão Mogol, Área de Preservação Ambiental (APA) Alto do Mucuri, entre outros.

Até o mês passado, foram 2.423 ocorrências de incêndio no estado atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Em 2014, no mesmo período, foram 1.912 casos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)