(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça concede liberdade para policiais suspeitos de morte de adolescente em BH

A decisão foi proferida no fim da tarde desta quarta-feira. Advogado dos militares afirma que os dois já deixaram o 22º Batalhão da PM, onde estavam presos, e foram para casa


postado em 23/09/2015 20:50 / atualizado em 24/09/2015 14:21

Policiais estão presos desde o dia da morte do adolescente no Bairro Pompeia(foto: Cristina Horta/EM/DA Press / Reprodução)
Policiais estão presos desde o dia da morte do adolescente no Bairro Pompeia (foto: Cristina Horta/EM/DA Press / Reprodução)

O sargento Luciano de Abreu Ramos, de 41 anos, e o cabo Ricardo Costa de Andrade, de 38, envolvidos na morte do adolescente Hugo Vinícius Braz da Silva, de 14, durante uma operação policial no Bairro Pompeia, na Região Leste da capital mineira, foram soltos na noite desta quarta-feira. A juíza do 2º Tribunal do júri, Âmalin Aziz Sant'Ana, acatou o pedido dos advogados dos policiais e determinou a soltura. Os dois já deixaram o 22º Batalhão da PM, onde estavam presos.

Um dos advogados dos policiais, Edilson Fiuza Magalhães, afirmou que eles deixaram o batalhão na notite desta quarta-feira. “A decisão saiu no fim da tarde e os dois já estão em casa. A delegada responsável pelo inquérito deve entregá-lo à Justiça na sexta-feira”, afirmou. Para os defensores dos militares, as prisões deles aconteceram de forma ilegal. O em.com.br procurou a PM para comentar o assutno, mas ninguém foi encontrado.

O caso é investigado pela delegada Ingrid Estevam, da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP). Na última quinta-feira, o adolescente V., testemunha que estava com Hugo no momento do crime, foi ouvido. O teor do depoimento não foi divulgado pela Polícia Civil. A assessoria de imprensa do DHPP informou que detalhes sobre o homicídio não serão divulgados nesse momento, pois a apuração ainda está no início.

O homicídio aconteceu na última semana. Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, agentes da corporação seguiam para o Bairro Jonas Veiga, onde atenderiam a um chamado de roubo de moto. Durante o caminho, os policiais viram quatro pessoas na esquina da Rua Juramento com a Rua Iara. De acordo com a polícia, o grupo percebeu a chegada dos militares e tentou se esconder atrás de um poste e de uma árvore.

Em seguida, os rapazes começaram a correr e foram seguidos pelo sargento e o cabo. Ambos disseram que, durante a fuga, os rapazes fizeram movimentos com as mãos, simulando estarem armados. Hugo buscou abrigo atrás de um caminhão que se encontrava estacionado na Rua Veredinha, próximo da Rua Iara. Os militares, então, seguiram no encalço do adolescente e deram ordem de parada para abordagem e busca pessoal.

De acordo com o boletim de ocorrência, o menor desobedeceu os PMs e continuou a fugir, seguindo na direção da Avenida Belém. Em um certo momento, o garoto sacou uma arma, que era uma réplica de uma pistola, e os militares ordenaram que ele soltasse o objeto. Os militares alegaram que o menor apontou a arma na direção deles, que revidaram a ameaça e atiraram. Um dos disparos acertou as costas do menor. O B.O informa ainda que militares socorreram o garoto e o levaram para o Hospital João XXIII, onde ele morreu.

Um adolescente que estava na companhia do menor foi apreendido na casa dele, no Bairro Pompéia. Conduzido ao Centro Integrado de Atendimendo ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH), ele relatou que o menor o chamou para roubar telefones celulares no Bairro Mangabeiras, Centro-Sul, mas, por receio, ele recusou o convite.

PMs podem ser expulsos da corporação

A Corregedoria da Polícia Militar já abriu um inquérito que investigará a conduta dos militares durante a ação que terminou na morte do adolescente. O prazo das apurações é de 40 dias, podendo ser prorrogado por mais 20, em caso de necessidade. Caso seja encontrado algum desvio dos policiais, eles podem ser expulsos da corporação.

Outro ponto a ser avaliado no inquérito é a retirada do sargento e do cabo da delegacia depois do crime. A corregedoria vai ouvir a delegada e a juíza que estavam no local no momento em que eles deixaram o imóvel. De acordo com o Boletim de Ocorrência, o delegado Alan Oliveira solicitou a presença dos dois policiais militares (Luciano e Ricardo) na delegacia, que foram levados pelo tenente Silderson Cleison Cordeiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)