(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Crise hídrica seca as torneiras de Pará de Minas e afeta de casas a postos de saúde

Moradores dizem que até medidas emergenciais foram reduzidas por nova concessionária


postado em 01/09/2015 06:00 / atualizado em 01/09/2015 07:50

Família conta apenas um jarro de água, que chega a sumir por uma semana, para a higiene pessoal(foto: Beto Novaes/EM/DA Press)
Família conta apenas um jarro de água, que chega a sumir por uma semana, para a higiene pessoal (foto: Beto Novaes/EM/DA Press)

Pa­rá de Mi­nas –
O fio de água es­cu­ra e bar­ren­ta des­pe­ja­do com eco­no­mia de um jar­ro de plás­ti­co pre­ci­sa re­mo­ver to­do o sa­bão do cor­po da pe­que­na He­loí­sa Es­ter de Oli­vei­ra, de 2 anos, an­tes que ela vá pa­ra a es­co­la. Es­sa é a por­ção que ca­da um da sua fa­mí­lia dis­põe pa­ra a hi­gie­ne diá­ria, já que a água, que fal­ta­va a ca­da dois dias no iní­cio do ano, ago­ra che­ga a su­mir por qua­se uma se­ma­na das tor­nei­ras, no Bair­ro Pa­dre Li­bé­rio, em Pa­rá de Mi­nas, no Cen­tro-Oes­te Mi­nei­ro. “Que­ro to­mar ba­nho de chu­vei­ro quen­te”, re­cla­ma a ga­ro­ti­nha, que cho­ra quan­do seu cor­po en­ru­ga de frio com o ba­nho que pre­ci­sa ser rá­pi­do pa­ra aten­der a mais ou­tras cin­co crian­ças. O mu­ni­cí­pio de 90 mil ha­bi­tan­tes en­fren­ta pro­ble­mas de abas­te­ci­men­to há mais de duas dé­ca­das e nes­te ano a es­ta­tal de abas­te­ci­men­to e es­go­to mi­nei­ra, a Co­pa­sa, saiu de ce­na de­pois de uma li­ci­ta­ção ven­ci­da pe­la em­pre­sa Águas de Pa­rá de Mi­nas, que as­su­miu em 17 de abril, mas até ago­ra a po­pu­la­ção não sen­tiu me­lho­rias. Pe­lo con­trá­rio, a re­cla­ma­ção é de que até as me­di­das emer­gen­ciais fo­ram re­du­zi­das.


No Bair­ro São Pe­dro, que é um dos mais al­tos do mu­ni­cí­pio, es­co­las e até o pos­to de saú­de pre­ci­sam de re­for­ço de ca­mi­nhões-pi­pa em suas cai­xas d’á­gua pa­ra que o aten­di­men­to a es­tu­dan­tes e pa­cien­tes não se­ja pre­ju­di­ca­do. Mas os veí­cu­los de abas­te­ci­men­to que eram co­muns em épo­cas de fal­ta de água an­tes de a em­pre­sa de abas­te­ci­men­to su­ce­der a Co­pa­sa, ago­ra es­tão mais ra­ros, de acor­do com mo­ra­do­res. “A água que tra­zem nos (ca­mi­nhões-)pi­pa é des­pe­ja­da na par­te al­ta do bair­ro, mas não so­bra pa­ra to­dos”, pro­tes­ta a do­na de ca­sa Gis­le­ne de Je­sus Flo­ria­no, de 29 anos. De acor­do com ela, a água trans­por­ta­da pe­los veí­cu­los da Águas de Pa­rá de Mi­nas e da pre­fei­tu­ra mu­ni­ci­pal é con­su­mi­da nas pri­mei­ras re­sis­tên­cias. “Fi­ca pa­ra nós só um res­to su­jo que não tem for­ça nem pa­ra che­gar nas cai­xas d’á­gua. A gen­te en­tão guar­da em bar­ris, pa­ne­las, bal­des, no que der e só so­bra pa­ra usar pa­ra fa­zer co­mi­da. Nos­sos fi­lhos es­tão sem to­mar ba­nho. Só te­mos água pa­ra la­var os pés e as mãos de­les”, afir­ma a do­na de ca­sa.

A re­cla­ma­ção so­bre fal­ta de abas­te­ci­men­to é al­go que em pou­co tem­po mo­bi­li­za to­da a vi­zi­nhan­ça. En­quan­to ir­mã de Gi­le­ne, Mí­rian de Je­sus Flo­ria­no, de 50 anos, mos­tra­va as pa­ne­las su­jas há 20 dias so­bre o fo­gão por fal­ta de lí­qui­do pa­ra la­var, uma mul­ti­dão que pe­ram­bu­la­va com bal­des va­zios pe­la vi­zi­nhan­ça pro­cu­ran­do quem pu­des­se en­chê-los pa­ra aju­dar lo­go cer­cou a re­por­ta­gem mos­tran­do os va­si­lha­mes va­zios e co­bran­do uma so­lu­ção. “Mi­nha mãe tem 104 anos e vi­ve nu­ma ca­dei­ra de ro­das. É uma co­var­dia dei­xar uma se­nho­ra as­sim pas­sar por uma si­tua­ção des­sas, sem dig­ni­da­de ne­nhu­ma. Sin­to-me lar­ga­do aqui no bair­ro”, de­sa­ba­fou o apo­sen­ta­do Jo­sé Már­cio San­tos, de 50.

No pos­to de Saú­de do Bair­ro São Pe­dro, os pais que le­vam crian­ças pa­ra va­ci­na­ção e con­sul­tas le­vam con­si­go gar­ra­fi­nha de água pa­ra não dei­xar os pe­que­nos e ido­sos sem hi­dra­ta­ção. Do be­be­dou­ro da edi­fi­ca­ção não sai uma go­ta se­quer há pe­lo me­nos 15 dias, se­gun­do fun­cio­ná­rios que não têm au­to­ri­za­ção de con­ce­der en­tre­vis­tas. “Nos­sa cai­xa d’á­gua es­tá pe­la me­ta­de e tem vez que até os ba­nhei­ros fi­cam sem fun­cio­nar. Não dá pa­ra aten­der as pes­soas ido­sas, crian­ças e doen­tes com a qua­li­da­de que me­re­cem”, dis­se um dos tra­ba­lha­do­res. “É um ab­sur­do. Nos­sa si­tua­ção é crí­ti­ca e nin­guém faz na­da. Ago­ra, nem os ca­mi­nhões-pi­pa es­tão vin­do. Não eram so­lu­ção, mas ali­via­vam a nos­sa si­tua­ção an­tes. Pa­ra se ter uma ideia, es­ta­mos ten­do de ir to­mar ba­nho no tra­ba­lho por­que em ca­sa não tem”, dis­se o açou­guei­ro Ra­mon da Cos­ta Mar­tins, de 27, que le­vou o fi­lho de 3 pa­ra con­sul­ta mé­di­ca. “Quem tra­ba­lha em ca­sa es­tá amar­gan­do pre­juí­zos. Te­nho de usar uma só pa­ne­la de água co­zi­da pa­ra lim­par mais de 10 fran­gos que pre­pa­ro e ven­do. Es­tou sem água e pos­so fi­car sem meu ga­nha-pão”, re­cla­mou a au­tô­no­ma Zai­ra An­tô­nia Du­tra, de 53, mo­ra­do­ra do Bair­ro Pa­dre Eus­tá­quio.

Por meio de no­ta, a em­pre­sa Águas de Pa­rá de Mi­nas in­for­mou que “o pe­río­do de es­tia­gem re­du­ziu se­ve­ra­men­te o vo­lu­me de água nos ma­nan­ciais e, por es­se mo­ti­vo, a em­pre­sa vem rea­li­zan­do o abas­te­ci­men­to em sis­te­ma de ro­dí­zio, por ma­no­bras. Nas par­tes al­tas dos bair­ros, on­de a água de­mo­ra mais tem­po pa­ra che­gar, a em­pre­sa es­tá aten­den­do com ca­mi­nhões Pi­pa”. So­bre a fal­ta dos veí­cu­los, in­for­mou que sem­pre que re­qui­si­ta­do es­se ser­vi­ço aten­de os con­su­mi­do­res. A con­ces­sio­ná­ria in­for­mou, ain­da, que as obras de cap­ta­ção adi­cio­nal no Rio Pa­rao­pe­ba re­sol­ve­rão os pro­ble­mas de abas­te­ci­men­to da ci­da­de in­je­tan­do 1 mi­lhão de li­tros por dia. “Dos 28 qui­lô­me­tros de adu­to­ra, 26 já fo­ram con­cluí­dos. A cap­ta­ção e as es­ta­ções de bom­bea­men­to já es­tão na fa­se de mon­ta­gem”, dis­se a no­ta.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)