(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Milhares de pessoas participam de celebrações na Serra da Piedade e em Belo Horizonte

Mais de 10 mil pessoas participaram ontem de peregrinação a santuário na Serra da Piedade, parte das celebrações de Nossa Senhora. Em BH, houve missa e procissão


postado em 16/08/2015 06:00 / atualizado em 18/08/2015 19:01

A 20ª Peregrinação da Juventude começou cedo: alguns se levantaram de madrugada para subir a pé os seis quilômetros de serra que levam ao santuário da padroeira de Minas(foto: Beto Novaes/EM/D. A. Press)
A 20ª Peregrinação da Juventude começou cedo: alguns se levantaram de madrugada para subir a pé os seis quilômetros de serra que levam ao santuário da padroeira de Minas (foto: Beto Novaes/EM/D. A. Press)
As amigas Sarah Damasceno, de 20 anos, e Lara Pereira, de 19, acordaram cedo ontem – na verdade, de madrugada, exatamente às 3h30. Menos de três horas depois, já estavam aos pés da Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH, movidas pela fé e dispostas a subir, caminhando, os seis quilômetros que conduzem ao santuário da padroeira de Minas. A exemplo das duas, mais de 10 mil pessoas, de 28 municípios, participaram da 20ª Peregrinação da Juventude ao Santuário Estadual de Nossa Senhora da Piedade, promovida pela Arquidiocese de Belo Horizonte. Dia da Assunção de Nossa Senhora e da padroeira da capital, Nossa Senhora da Boa Viagem, o sábado teve missa e procissão presididas pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo e celebrações em várias cidades que têm Nossa Senhora como protetora.


A friagem e a neblina densa não intimidaram Sarah e Lara, residentes na capital e integrantes da Pastoral da Juventude Redentorista da Igreja de São José. “Viemos para renovar a fé”, afirmou Sarah, que posou para foto ao lado da amiga, “enquadradas” pela frase “Eu rezo pelo papa”. Perto dali, Adriana Carmo, de 22, auxiliar de departamento pessoal, fazia uma selfie tendo ao fundo a ermida do século 18. No grupo da Paróquia Cristo Rei e Inconfidentes, de Contagem, estavam ainda a estudante Carolina Oliveira, de 20, e as administradoras Sarah Castro, de 23, e Sabrina Carmo, de 24. “Perdi meu pai há um mês. Vim agradecer a Deus pela força que minha família tem neste momento tão difícil”, disse Sabrina.


Ao longo da ladeira que vai do estacionamento à ermida, a multidão seguia, no maior entusiasmo, cantando hinos religiosos e carregando bandeiras, cartazes e faixas. Ao som de violões, um grupo da comunidade Caminho Neocatecumenal, das paróquias de São Vicente de Paulo, do Bairro Ipiranga, e Santa Cecília, de Venda Nova, em BH, fez uma roda comandada pelos catequistas Mauro Lúcio, Aparecida Santos, Joaquim Tadeu e Maria Efigênia.

Veja vídeo da peregrinação


PARTICIPAÇÃO Eram 11h, quando o arcebispo começou a celebração, com a presença do bispo auxiliar dom João Justino de Medeiros Silva e de padres e diáconos da arquidiocese. “Estamos num momento de grande alegria, com a participação de milhares de jovens empenhados na sua formação espiritual e unidos a Maria para construir uma nova sociedade.” Sobre os movimentos ocorridos em BH, durante a semana passada, contra o aumento das tarifas de ônibus, o arcebispo destacou a importância da juventude para um mundo mais justo e com força nos pilares social, político e cultural. “É por isso que o lema da peregrinação é ‘Juventude com Maria, construindo uma nova sociedade’”, afirmou.


Durante a missa, já com o céu claro e sol forte, os jovens fizeram silêncio absoluto nos momentos de reflexão e comungaram das palavras de dom Walmor. “Muitos rapazes e moças podem deixar uma vida de sofrimento, drogas, solidão e desagregação familiar vindo para a Igreja”, convidou a estudante de odontologia Laíssa Viegas Cardoso de Barros, de 19, da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. Professor de ciências, Rodrigo Luiz Amarante de Souza, de 27, do Grupo de Jovens Ágape, de Ribeirão das Neves, gostou de ver tanta gente reunida e se abraçou aos amigos, como se formassem um “rosário de esperança no futuro”.


Por volta das 9h30, os grupos seguiram em procissão com a imagem da padroeira, réplica da que está no altar da ermida – a original é de autoria de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1737-1814) –, tendo à frente o pró-reitor do santuário, padre Antônio Carlos da Silva. Mais adiante, o reitor padre Fernando César do Nascimento levantava as mãos para o céu, agradecia pelo tempo bom e pelo comparecimento maciço do rebanho. “Está muito bonita esta peregrinação”, disse o padre, que tem pela frente uma extensa programação do jubileu até outubro.

CAPITAL No dia da padroeira da capital, Nossa Senhora da Boa Viagem, teve oração no terreno da Catedral Cristo Rei, na Avenida Cristiano Machado, na Região Norte, recitação do terço na Praça da Rodoviária, bem como procissão luminosa e missa celebrada, no fim da tarde, por dom Walmor na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)