(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Zoológico de BH comemora 1 ano do gorila Sawidi, primeiro nascido na América do Sul

Filhote dos gorilas Lou Lou e Leon nasceu em 5 de agosto de 2014. O irmão dele, Jahari, também completa 1 ano no mês que vem. Filhotes terão comemoração dupla no Zoo da capital


postado em 05/08/2015 07:43 / atualizado em 05/08/2015 10:16

Ver galeria . 14 Fotos Sawidi, primeiro gorila nascido na América do Sul, completa 1 ano nesta quarta-feiraHerlandes Tinoco/FZB-BH
Sawidi, primeiro gorila nascido na América do Sul, completa 1 ano nesta quarta-feira (foto: Herlandes Tinoco/FZB-BH )

Dia de festa no Zoológico de Belo Horizonte, na Pampulha. Nesta quarta-feira Sawidi, primeiro gorila nascido na América do Sul, está completando 1 ano. O filhote de Lou Lou e Leon nasceu na madrugada do dia 5 de agosto de 2014. Seu nome, de origem tupi-guarani, foi escolhido pela população e significa “amado, querido e desejado”. 

“Nesse um ano ele foi nos surpreendendo e se tornando um gorilinha muito ativo. Muito levado. Bem diferente do que a gente estava esperando por a Lou Lou ser uma mãe tão protetora, tão brava”, comenta a bióloga Vivian Frahia. Sawidi é muito ativo, esperto, interage com o grupo e explora todas as áreas do recinto. O pequeno também brinca muito com o pai, Leon. “E ele já está até começando a ter alguns comportamentos de macho mesmo, já levantando, batendo nas manobras”, diz. 

O irmão de Sawidi, Jahari, também vai fazer 1 ano em 2015, no dia 10 de setembro e a comemoração será dupla. A Fundação Zoobotânica da capital (FZB-BH) está preparando a festa para os dias 12 e 13 de setembro. A programação inclui preparo de cupcakes especiais nutritivos para os filhotes e a exibição de um vídeo para o público, contendo o histórico do grupo de gorilas, com destaque para as características dos filhotes.

Bate-papos sobre essa espécie, ameaçada de extinção, também serão realizados com quem passar nas proximidades do recinto. E quem quiser poderá escrever um bilhetinho para a família ou para os aniversariantes. 

OS GORILAS O grupo que vive hoje na FZB foi formado em 2013 com a chegada de Leon, da Espanha, e de Lou lou, do Reino Unido. Eles se juntaram a Imbi, que já estava no Zoológico de BH desde 2011. Esse grupo de gorilas, da subespécie Gorilla gorilla gorila, também chamada, popularmente, de “gorila da planície ocidental”, cresceu em 2014, quase dobrando o número de indivíduos.

Lou Lou deu à luz Sawidi, enquanto Imbi é mãe de Jahari, nome de origem africana que tem como significado “forte e poderoso”. Os dois nomes foram escolhidos com a ajuda do público por meio de votação pela internet.

A formação desse grupo reprodutivo já estava no planejamento da Fundação Zoo-Botânica, que se preparou conforme as diretrizes internacionais traçadas pelo Projeto Gorilas. A meta inicial do projeto era proporcionar a formação de um grupo reprodutivo, tendo como macho dominante o gorila Idi Amin, que viveu no Zoo entre 1975 e 2012. No entanto, o sucesso da iniciativa foi alcançado no ano passado.

Fundação Zoo-Botânica divulga vídeo onde biólogas comentam o desenvolvimento do filhote. Assista:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)