(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trânsito interditado é motivo para relaxar em rua de lazer no Cidade Nova

Ontem, uma das pistas da movimentada Avenida José Cândido da Silveira foi fechada para a montagem das tendas, em um dos raros exemplos em que o trânsito fechado foi motivo para relaxamento e diversão


postado em 22/06/2015 06:00 / atualizado em 22/06/2015 07:54

Na Cidade Nova, participantes puderam cuidar da saúde em várias tendas(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
Na Cidade Nova, participantes puderam cuidar da saúde em várias tendas (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)


A dona de casa Herli Silva tem 53 anos, mas a idade biológica dela é de 55. Se melhorar alguns hábitos, pode até chegar aos 47. Biologicamente falando, claro, pois a idade cronológica não tem volta. Assim como ela, centenas de pessoas descobriram que podem viver mais e melhor ao passar ontem pela Rua de Lazer do Bairro Cidade Nova, na Região Nordeste – uma edição especial do programa gratuito mantido há dois anos pela Prefeitura de BH em 23 ruas e avenidas de Belo Horizonte, sempre aos domingos, das 7h às 13h. Ontem, uma das pistas da movimentada Avenida José Cândido da Silveira foi fechada para a montagem das tendas, em um dos raros exemplos em que o trânsito fechado foi motivo para relaxamento e diversão.

A mais procurada foi a tenda da Saúde, uma parceria do município com a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Depois de passar por oito espaços, nos quais eram oferecidos vários tipos de exames médicos, cada participante ficava sabendo sua idade biológica. A dona de casa Edna de Jesus Dias Carvalho, de 44, fez exames de pressão e de glicemia. “Fiz exercícios físicos para saber sobre o meu batimento cardíaco. O único problema foi o colesterol alto, mas vou fazer mais exercícios físicos e ter uma alimentação mais saudável”, disse. Herli Silva voltou para casa preocupada com a sua capacidade pulmonar. O exame deu fluxo máximo de 310, quando o ideal seria 418. “Eu não sabia desta rua de lazer. Mas estava passando e parei para olhar a minha saúde. É um incentivo a mais para a gente levar uma vida saudável”, comentou.

Para os pequenos, dia foi de brincar no espaço normalmente reservado aos carros(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
Para os pequenos, dia foi de brincar no espaço normalmente reservado aos carros (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)


A aposentada Maria de Lurdes Ferreira, de 84, buscou uma explicação para a falta de sono. “Fico a noite inteira sem dormir. Quando consigo ter sono, já é hora de acordar para cuidar da casa. Aí eu me levanto. Nem com chazinho eu consigo dormir”, reclamou, dizendo ter boa saúde e uma vida sem preocupações. A aposentada participou de uma palestra sobre os benefícios do sono. Aprendeu que dormir melhora a eficiência mental e aumenta a resistência e a capacidade física, além de promover sensação de bem-estar. Foi orientada a procurar um médico, pois a recomendação é ter de sete a oito horas diárias de sono e, se possível, deitar pelo menos duas horas antes da meia-noite. Os palestrantes também recomendam não levar preocupações do dia seguinte para a cama, manter o quarto escuro e sem barulho.

Quem participou do projeto da PBH também aprendeu sobre alguns remédios da natureza, práticas sustentáveis e de consciência ecológica, além de ter direito a exposição de artesanato, massagens relaxantes e orientação psicológica. “Relaxamento total. Estou me sentindo outra pessoa. Até a mente parece fluir melhor”, avaliou a técnica em enfermagem Ana Maria Auxiliadora Teles, de 53, depois de ser massageada. Para os pequenos, oficinas de pintura facial, brincadeiras e sorteios.
O analista de sistema Igor Dias, de 36, e a sua mulher, a servidora pública Priscila Gazire, de 36, voltaram para casa com Athos, um labrador de dois meses e 10 dias que adotaram na feira de animais. Dos oito cães levados para a Rua de Lazer, cinco ganharam uma nova família. Eles haviam sido recolhidos nas ruas ou abandonados pelos antigos donos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)