(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRIPADVISOR

Praça da Liberdade é uma das 10 atrações turísticas com melhor avaliação no Brasil

Praça cartão-postal de Belo Horizonte está entre os lugares mais bem avaliados por maior site de viagens do mundo. Local é tombado pelo Iepha-MG


postado em 03/06/2015 06:00 / atualizado em 03/06/2015 07:27

Vista da Praça da Liberdade: local ocupa sexta posição entre os mais bem avaliados nacionalmente(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press 20/3/15)
Vista da Praça da Liberdade: local ocupa sexta posição entre os mais bem avaliados nacionalmente (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press 20/3/15)

Espaço de cultura, história, lazer e agora também entre os lugares preferidos dos turistas. A Praça da Liberdade, área nobre da Região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi eleita uma das 10 atrações do Brasil, conforme divulgou nessa terça-feira o TripAdvisor, maior site de viagens do mundo. A lista mostra 10 lugares no país, ficando em primeiro lugar o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e outras 10 no mundo – o campeão é Angkor Wat, no Camboja (veja quadro). O Cristo Redentor ainda se sagrou em nono posto como mais bem avaliado internacionalmente.

A Praça da Liberdade ocupa o sexto lugar, à frente da Catedral de Pedra, em Canela (RS), Igreja de São Francisco, em Salvador, Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, em Gramado (RS) e do Mosteiro de São Bento, em São Paulo. No total, foram escolhidos 700 monumentos, incluindo pontos turísticos da África, Ásia, Caribe, Europa, América do Sul, Pacífico Sul, Reino Unido e Estados Unidos. Segundo pesquisa feita pelo TripAdvisor, com usuários brasileiros, 60% dos viajantes consideram muito importante conhecer uma atração turística durante o passeio.

Na tarde dessa terça-feira, visitantes e moradores reafirmaram sua admiração pela Praça da Liberdade, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e hoje com um Circuito Cultural que reúne cultura, conhecimento, beleza arquitetônica e diversão. “Visitar a Praça da Liberdade é passeio obrigatório. Sempre que venho a BH, tenho que passear aqui”, disse a jornalista Alexia Ballesteros, residente em Montes Claros, no Norte do estado. Com o filho Paco, de 1 ano e três meses, ela enaltecia o valor histórico e a natureza do espaço público e a paz que ele inspira. “Morei em BH 12 anos e sei que a Liberdade é ótima para juntar a família, principalmente as crianças”, observou Alexia.

Mais adiante, a estudante de moda e artes plásticas Miriã Melo, de 20, destaca o clima de tranquilidade e oferta de equipamentos culturais. “Estou sempre no Centro Cultural Banco do Brasil, são muitas as atrações”, afirmou ao lado da amiga de Goiás, Lorraine Viana, de 22, estudante de engenharia mecânica e há três anos morando na capital mineira. “É a segunda vez que passeio aqui, mas virei outras vezes. É um espaço muito bonito”, ressaltou.

INFLUÊNCIAS O TripAdvisor, por meio do Travelers’ Choice Atrações, destaca alguns dos pontos mais emblemáticos do mundo eleitos pelos turistas que formam a comunidade do site. “Com essa lista, os viajantes podem ter acesso a locais históricos e culturais imperdíveis”, afirma Claudia Martinelli, porta-voz do TripAdvisor no Brasil. Como a consulta foi feita nos últimos 12 meses, os executivos acreditam que a Copa do Mundo, que teve jogos em Belo Horizonte, pode ter influenciado na escolha dos eleitores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)