(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aumento da criminalidade contrasta com poucos militares e falta de plantão nas delegacias

Moradores dos municípios de Padre Paraíso e Araçuaí cobram mais segurança


postado em 25/05/2015 06:00 / atualizado em 25/05/2015 07:23

Faixa em Padre Paraíso anuncia ação policial(foto: Sérgio Vasconcelos/Gazeta de Araçuaí)
Faixa em Padre Paraíso anuncia ação policial (foto: Sérgio Vasconcelos/Gazeta de Araçuaí)

Araçuaí, com 36 mil habitantes no Vale do Jequitinhonha, também sofre com a criminalidade, como Padre Paraíso e outros municípios da região. Foram 56 crimes violentos no primeiro quadrimestre deste ano, mais da metade (57%) dos 98 durante todo ano de 2014. Os dados são da Secretaria de Estado de Defesa Social sobre as ocorrências de homicídios (tentados e consumados), estupros (tentados e consumados), assaltos, roubos, sequestros e cárcere privado. No fim de abril, a população da cidade reagiu e organizou um protesto, cobrando providências das autoridades para combater assaltos, homicídios e tráfico de drogas na região.


“Nos últimos anos, houve uma diminuição do efetivo policial em nossa cidade. Também não existem mais plantões na delegacia nos feriados e fins de semana, o que dificulta o trabalho da Polícia Militar. Como consequência, houve aumento da violência e do tráfico de drogas”, afirma o empresário Cleisson Santos Ribeiro, da Associação Comercial de Araçuaí, que liderou o protesto.

O comandante da 222ª Companhia da Polícia Militar de Araçuaí, tenente Gilamarcio da Silva Rocha, diz que o aumento da violência não é exclusividade do município, “está acontecendo em todo o estado de Minas Gerais” e no país. Segundo ele, o crime está saindo dos grandes centros e migrando para os municípios menores.

Para ele, uma das principais causas do avanço da violência no interior são as leis que abrandam as penas. O militar também destaca como problema a falta de um centro de internação para adolescentes infratores na região. Na última semana, um adolescente de 17 anos matou um gari a facadas e continuou livre, devido à falta de um local adequado para abrigá-lo, informou o tenente.

Já o distrito Barra de Salinas, em Coronel Murta, foi invadido por quadrilha, que fez reféns, incendiou falsa viatura (abaixo) usada no ataque, e roubou 150 quilos de pedras preciosas(foto: Sérgio Vasconcelos/Gazeta de Araçuaí)
Já o distrito Barra de Salinas, em Coronel Murta, foi invadido por quadrilha, que fez reféns, incendiou falsa viatura (abaixo) usada no ataque, e roubou 150 quilos de pedras preciosas (foto: Sérgio Vasconcelos/Gazeta de Araçuaí)

(foto: Sérgio Vasconcelos/Gazeta de Araçuaí)
(foto: Sérgio Vasconcelos/Gazeta de Araçuaí)


ASSALTO Em Barra de Salinas,  distrito de Coronel Murta , cidade de 9,3 mil habitantes, no Norte de Minas, a tranquilidade foi quebrada por um assalto cinematográfico na madrugada no dia 19. O lugarejo de pouco mais de 100 casas foi invadido por 13 criminosos, que roubaram 150 quilos de turmalinas e cristais do comerciante Amarildo Ferreira, de 47 anos, avaliados em R$ 1,5 milhão A quadrilha usou três carros roubados na BR-251, na mesma região, pintados com o letreiro da Polícia Civil. Armados, eles danificaram o sistema de telefonia do distrito e as câmeras de circuito de interno de filmagem da casa de Amarildo.

“Foram momentos de terror. Fizeram minha família refém e colocaram uma arma na minha cabeça exigindo tudo”, contou o comerciante. No mesmo dia, um dos carros usados no assalto foi abandonado em um distrito de Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha. A polícia investiga o caso, mas ainda não há pistas.

Jaíba, de 32 mil habitantes, é a cidade do Norte do estado com maior crescimento da criminalidade nos primeiros quatro meses de 2015. Foram 84 crimes violentos, 57,1% do total (147) dos ocorridos durante todo o ano de 2014, segundo dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). O comerciante Azis Silva Oliveira, dono de uma loja de calçados e confecções na cidade, recorda que, há algum tempo, a cidade lugar era tranquila; “Não tinha nada de violência, a não ser brigas em festas ou bares”.

Hoje, afirma ele, a violência ficou incontrolável, com o avanço do tráfico de drogas, homicídios, assaltos e roubos, constantemente registrados também nos núcleos urbanos do projeto de irrigação do Jaíba, distante 30 quilômetros da sede.

Segundo Azis Oliveira, a criminalidade começou a crescer quando a cidade teve rápido aumento populacional e passou a ter mais dinheiro circulando. “Mas o que mais contribui para o aumento da violência é o tráfico de drogas”, considera ele, que culpa também a impunidade, principalmente dos adolescentes, pelo crescimento da violência. A reportagem não conseguiu contato com o comando da Polícia Militar em Jaíba.

Isolamento e impunidade favorecem a violência

O coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Robson Sávio Souza Reis, diz que a escalada da criminalidade no interior está diretamente ligada a uma mudança cultural nas pequenas cidades, onde as pessoas ficam cada vez mais individualistas e distanciadas, eliminando a situação em que “todo mundo conhece todo mundo”.

Ele também afirma que, nos últimos anos, houve um esforço do governo para melhorar a segurança nas grandes cidades do estado, que fez com que o crime migrasse para o interior. “Isso também aconteceu no Nordeste do Brasil”, observa.

O especialista também aponta como causa do aumento da violência nas pequenas cidades a impunidade e a lentidão da Justiça e a falta de investigação e prevenção aos delitos.“Temos um modelo em que se cuida somente da repressão, sem valorizar a prevenção dos crimes”, critica Souza Reis.

Como exemplo, ele cita as explosões dos caixas eletrônicos com dinamite que proliferam Brasil afora. “Mas ninguém investiga o roubo da dinamite usada para explodir esses caixas”. Além disso, segundo ele, no Brasil somente 8% dos homicídios são julgados até a última instância. “Mais de 90% das pessoas que matam não são julgadas”, avalia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)