(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PBH propõe que guardas municipais comecem a usar armas em janeiro de 2016

Primeira turma estaria formada já no início do ano e todo o efetivo estaria formado ainda durante 2016. Servidores fazem assembleia nesta quinta-feira para definir rumo da greve


postado em 06/05/2015 20:54 / atualizado em 06/05/2015 20:58

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou uma nota na noite desta quarta-feira em que estabelece novos prazos para o armamento da Guarda Municipal. A proposta da administração municipal é de que os treinamentos dos agentes comecem na primeira quinzena de setembro deste ano. A previsão é de que a primeira turma de guardas municipais seja formada até janeiro e que todo o efetivo esteja formado ainda durante 2016.

Segundo a PBH, a contratação da empresa especializada no treinamento já teve início. A prefeitura também divulgou novos detalhes, como cobrado pela comissão do Sindicato dos Servidores Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) em reunião na manhã desta quarta-feira. O efetivo da Guarda será dividido em 24 grupos, que passarão pelas seguintes fases de treinamento: curso de uso progressivo da força, previsto para o início do mês de outubro deste ano, simultaneamente a habilitação para uso de arma de fogo. Em seguida, avaliações teórica e prática, com estimativa para iniciarem no final da segunda quinzena de outubro de 2015.

A questão do armamento é a principal reivindicação dos servidores em greve. Além disso, a categoria pede que os agentes tenham acesso ao Registro de Evento de Defesa Social (Reds). O Sindibel fará uma assembleia em frente à prefeitura nesta quinta-feira, às 9h. Os servidores analisarão o novo cronograma para definir os rumos da greve.

A discussão para armar a Guarda Municipal de Belo Horizonte já é antiga. Em janeiro deste ano, a conversa voltou à tona depois que uma servidora foi atingida por uma bala de borracha durante uma confusão entre guardas e a PM no Centro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)