(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Postos de saúde de BH ainda estão com déficit de vacinas BCG

Para tentar otimizar a distribuição, a Secretaria Municipal de Saúde vem priorizando as maternidades públicas e os centros de referência de cada distrito


postado em 05/05/2015 13:18 / atualizado em 05/05/2015 13:38

Moradores de Belo Horizonte ainda sentem a falta da vacina BCG nos postos de saúde. Há pelo menos cinco meses, as doses do medicamento contra a tuberculose estão em falta em alguns postos da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital. Para tentar otimizar a distribuição, a Secretaria Municipal de Saúde vem priorizando as maternidades públicas e os centros de referência de cada distrito. Os atendimentos estão tendo que ser agendados. A normalização ainda está sem previsão.

Em março deste ano, o Estado de Minas mostrou que postos da capital mineira estavam com falta das vacinas BCG, a Dupla Adulto, VERO (contra raiva) e Febre Amarela. Apenas o medicamento contra a tuberculose continua em falta. Os problemas seriam com os laboratórios que distribuem as doses.

A Secretaria Estadual de Saúde informou, nesta terça-feira, que recebeu 152.230 doses de BCG nos últimos três meses. As vacinas, de acordo com o órgão, foram distribuídas às Superintendências Regionais do estado para o repasse aos municípios.

Mesmo com os repasses, os postos médicos de Belo Horizonte ainda sente a falta do medicamento. Em nota, enviada nesta terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informou que tem priorizado o repasse para as maternidades públicas e para centros de saúde de referência em cada distrito. Nas maternidades a vacina é aplicada logo após o nascimento das crianças e nas unidades básicas é necessário o agendamento.

De acordo com a SMSA, “a estratégia foi adotada para evitar a perda de doses, já que após aberto, o frasco deve ser utilizado em até 6 horas e em cada frasco há 10 doses de vacina”. Para fazer o agendamento, os moradores devem ligar no distrito sanitário da sua regional ou procurar o seu centro de saúde de referência.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)