(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sobrou revolta e faltou informação para quem procurou vacina contra a gripe nos postos de saúde

Unidades de Belo Horizonte não disponibilizam vacina contra a influenza para idosos, grávidas, crianças de até 5 anos e demais usuários que integram o público-alvo para imunização


postado em 05/05/2015 06:00 / atualizado em 05/05/2015 07:26

A aposentada Liv Pessoa de Melo cobrou organização das autoridades(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
A aposentada Liv Pessoa de Melo cobrou organização das autoridades (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

Decepção nos postos de saúde de Belo Horizonte. Idosos, grávidas, crianças de até 5 anos e demais usuários que integram o público-alvo para imunização contra a gripe não conseguiram nessa segunda-feira receber as doses da medicação em centros de saúde da capital, embora a campanha nacional já tenha começado oficialmente. Quem quis se adiantar com a proteção logo no primeiro dia foi informado que a imunização até a próxima sexta-feira será apenas para idosos acamados ou residentes em casas de repouso. Somente no sábado todos os demais grupos devem começar a receber as doses. A reclamação de quem teve que voltar para casa sem se vacinar tem fundamento. Apesar de divulgar que o cadastro para receber as doses em casa poderia ser feito pelos idosos entre os dias 27 de abril e 8 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) não informou, previamente, que na primeira semana da campanha não haveria atendimento nos postos para os demais grupos. A estratégia adotada em BH mostra que o início da ação será lento. Enquanto a expectativa é que, ao todo, 590,6 mil pessoas sejam vacinadas, o grupo priorizado para a primeira semana soma apenas 2,62% do total, ou seja, 15,5 mil pessoas. Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que não há falta de vacina para gripe, nem atraso na distribuição das doses. Segundo o órgão, a medicação seráenviada aos estados – que distribui para os municípios – ao longo da duração da campanha.

A campanha de vacinação contra a gripe vai até o próximo dia 22, nos 147 postos de saúde da capital. Por determinação da Organização Mundial de Saúde as doses devem ser aplicadas em pessoas com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; trabalhadores da saúde; povos indígenas; mulheres que tenha dado a luz até, no máximo, 45 dias; presos e os funcionários do sistema carcerário. Também serão vacinadas portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

Na tarde de ontem, o Estado de Minas visitou postos de saúde da capital e comprovou a negativa aos pacientes que buscaram a medicação. No Centro de Saúde Menino Jesus, no Bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul, a aposentada Liv Pessoa de Melo, de 80 anos, chegou ser informada pela manhã que as doses chegariam à tarde. Por volta das 14h30, retornou ao posto, mas recebeu outro não. “Na televisão o comunicado é que a campanha começava hoje. E quando a gente vem não tem a vacina. Poderiam ter informado, porque isso é falta de organização da prefeitura”, reclamou. O aposentado Fernando Lopes,, de 68, teve o mesmo infortúnio. Morador do Bairro Sion, ele se dirigiu ao posto de saúde no Santo Antônio de táxi, mas pagou a corrida de ida e volta à toa. “Além de ter a mobilidade reduzida, tenho um monte de problemas, como pressão alta, artrite e artrose. Foi muito desagradável ter me preparado para receber a vacina e sair do centro de saúde sem vacinar. Me senti rejeitado, mesmo sendo idoso e tendo prioridade”, disse.

No Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes, no Horto, mais frustação. A todo momento idosos e mães com crianças saíam da unidade sem receber a medicação. Com dificuldades para andar, o aposentado Walter Chacon Araújo, aproveitou a carona da filha e do genro para ir ao posto. Mas terá que tentar novo transporte para voltar a partir do sábado. “A gente custa a arrumar um transporte e, quando vem, não consegue resolver o compromisso de vez”, lamentou. Situação semelhante à da pensionista Marta de Brito, de 75, que só vai voltar devido à importância da dose. “Me sinto muito bem com a vacina. Tomo desde 1996 e não é que não tenha gripado desde essa época. Mas os sintomas são bem mais leves. Vou voltar na segunda”, afirmou Marta, lamentando a conduta da prefeitura. “Deveriam ter explicado melhor”.

O aposentando Antônio Cavalieri, de 77, também saiu chateado do posto de saúde do Horto. “Moro relativamente perto. Mas reservei um tempo para vir e queria ter saído vacinado. Se era só para acamados, deveria ter passado a informação de forma clara. Ouvi no rádio e vi na televisão e em nenhum dos casos diziam que não era para todo mundo”, disse.

Questionada pela reportagem do EM, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde admitiu que as notas enviadas à imprensa sobre o início da vacinação não ficaram claras sobre a separação dos grupos para início da campanha. Informou ainda, por meio de nota, que A SMSA adotou a estratégia de priorizar a vacinação em domicílio de idosos acamados para oferecer atendimento mais eficaz a esse público e que o Ministério da Saúde dá autonomia para as cidades decidirem sobre suas estratégias de vacinação. Perguntada sobre se houve problemas no repasse das doses e quantas já chegaram aos centros de saúde da capital, a secretaria informou não ter levantamento sobre o total de vacinas já disponíveis, mas que o quantitativo recebido até o momento atende à parcela que foi priorizada em estratégia definida pela SMSA. “O repasse das doses por parte do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde está dentro do cronograma previsto, conforme a estratégia de vacinação adotada pelo município”, informou a nota.

Ainda segundo a secretaria, Belo Horizonte ultrapassou, em 2014, a meta estipulada pelo Ministério, de vacinar 80% do público-alvo. Foram vacinadas 589,3 mil pessoas, uma cobertura de 88,6%. Informações sobre vacinação e para o cadastro de idosos acamados deve ser feito pelo telefone 3277-7722 – SOS Saúde, das 8h às 18h.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)