(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BELO HORIZONTE

Movimento Fica Fícus propõe tratamento de árvores e plantio de vegetação intermediária

Grupo participou de reuniões com a prefeitura e mantém posicionamento pela manutenção das árvores que estejam vivas e pela introdução de uma vegetação de crescimento rápido em avenidas da Região Centro-Sul da capital


postado em 22/04/2015 15:41 / atualizado em 22/04/2015 16:26

(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Com a possibilidade de uma recomposição paisagística em duas importantes avenidas da Região Centro-Sul de Belo Horizonte, Barbacena e Bernardo Monteiro, integrantes do Movimento Fica Fícus avaliam com a prefeitura a possibilidade da retirada das árvores que estajam mortas por causa da mosca-branca e a manutenção daqueles troncos que ainda estejam vivos. Além disso, o grupo propõe o plantio de uma vegetação complementar para manter o ambiente interligado entre as novas árvores e as antigas.

O Movimento Fica Fícus participou de três reuniões, mantendo a posição de permanência dos fícus vivos com tratamento (irrigação e adubação) e a introdução de uma vegetação intermediária, de crescimento rápido, nas áreas mais afetadas, além do plantio de novas mudas de fícus.

“Os fícus são muito importantes para a cidade porque eles absorvem a água das chuvas e contribuem para a redução de alagamentos. Caso a prefeitura retire todas as árvores, as novas mudas vão demorar quase 40 anos para atingirem o tamanho das que estão no local atualmente. Outra possibilidade é o plantio da Figueira Brasileira, que é semelhante ao Fícus”, diz Lucia Formoso, integrante do Fica Ficus.

O grupo entende que houve falta de atenção por parte da prefeitura em relação às árvores que ficam nas avenidas Bernardo Monteiro e Barbacena. “A administração poderia ter irrigado, adubado e tratado das árvores para evitar a atual discussão. Faltou um planejamento para a manutenção da saúdo dos Ficus”, completou Lucia.

Conforme o Estado de Minas informou na terça-feira, a prefeitura concluiu um relatório com 23 orientações para recomposição paisagística das avenidas Bernardo Monteiro e Barbacena, que foram prejudicadas pela morte de vários fícus infestados com a mosca-branca.

O objetivo é revitalizar as duas avenidas com novas espécies de árvores e novos passeios. Antes, porém, o relatório será encaminhado ao Conselho Municipal de Cultura para avaliação. Posteriormente, um projeto de lei será enviado à Câmara Municipal para que os vereadores votem a proposta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)