(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Investigação de adoções irregulares em Barbacena ganha reforço

Assembleia Legislativa e da Ordem dos Advogados do Brasil vão acompanhar denúncias contra o Juizado da Infância e da Juventude da cidade


postado em 11/04/2015 06:00 / atualizado em 11/04/2015 07:31

A apuração de supostas irregularidades em processos de adoção em Barbacena, na Região Central do estado, terá participação das comissões de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As denúncias contra o Juizado da Infância e da Juventude, que já estão sob análise da Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais, vieram a público por meio de reportagens do jornal Estado de Minas e da TV Alterosa.

De acordo com as queixas reunidas em documento, crianças foram retiradas das mães biológicas e encaminhadas a famílias adotivas sem os procedimentos determinados em lei. O deputado Durval Ângelo, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, diz que, diante da gravidade das denúncias, vai trabalhar para que o processo corra em Belo Horizonte. “Não pode ficar em nível regional. É um caso que tem que ser assumido pelo corregedor, mas também pelo Conselho Nacional de Justiça”, considera.

Willian Santos, da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG, disse ter recebido as denúncias com assombro. “Estamos assustados e já estamos estudando o caso, para que as devidas providências sejam tomadas”, ressalta. Em Barbacena, de acordo com um advogado que pede para não ser identificado, a investigação e a repercussão nacional das denúncias trazem esperança “para uma cidade tomada de medo”.

Para o defensor, a força das denúncias é ainda maior pelo fato de ser um movimento iniciado pelas próprias pessoas que se sentiram lesadas. “Nós, os barbaceneneses, estamos acostumados com a omissão. E essa violência precisa ter um basta”, afirma.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)