(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em temporada atípica, Minas tem mais cidades em emergência por seca do que pela chuva

14 localidades emitiram alerta e pediram reconhecimento do Ministério da Integração Nacional para lidar com os problemas da seca


postado em 03/02/2015 10:05 / atualizado em 03/02/2015 10:26

Em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata de Minas, proprietários de barragens liberam água, gentilmente, para suprir a estação de tratamento da Copasa. A companhia também está finalizando um novo represamento no encontro do córrego Santa Maria e Piedade, o que proporciona um novo ponto de captação(foto: Assessoria da Prefeitura de Visconde do Rio Branco)
Em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata de Minas, proprietários de barragens liberam água, gentilmente, para suprir a estação de tratamento da Copasa. A companhia também está finalizando um novo represamento no encontro do córrego Santa Maria e Piedade, o que proporciona um novo ponto de captação (foto: Assessoria da Prefeitura de Visconde do Rio Branco)

Em um período chuvoso atípico, mais cidades mineiras decretaram emergência por causa da seca do que municípios atingidos por eventos de chuva, em janeiro de 2015. Ao todo, 14 localidades emitiram alerta e pediram reconhecimento do Ministério da Integração Nacional para lidar com os problemas da estiagem. Somente um município enfrenta emergência por causa de chuvas intensas.

Os locais em situação de emergência por seca são Visconde do Rio Branco, Mato Verde, Brasília de Minas, Mamonas, Francisco Badaró, Itambacuri, Felício dos Santos, Nova Porteirinha, Formoso, Ubá, São Francisco, Cachoeira de Pajeú, Mathias Lobato e Riacho dos Machados.

O em.com.br mostrou na semana passada que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) está se adaptando à situação de seca durante janeiro que, geralmente, é marcado por chuva. Os recursos programados para serem enviados a municípios atingidos por temporais podem começar a atender cidades castigadas pela estiagem e falta de abastecimento de água.

Cestas básicas que suavizam as dificuldades das cidades alagadas no período chuvoso devem ser solicitadas por municípios com situação de emergência homologada pelo estado. As prefeituras também podem requisitar caminhões-pipa e compra de cisternas.

ITAVERAVA
Esta é a cidade que decretou situação de emergência por causa da chuva. Localizado na Região Central do estado, o município enfrentou fortes chuvas no último fim de semana. Três horas de temporal levaram ao transbordamento do córrego que passa em parte da cidade, inundando 70 residências. De acordo com a Cedec, funcionários da prefeitura e voluntários ficaram responsáveis pela limpeza das ruas. Os danos materiais ainda estão sendo contabilizados e o prefeito da cidade decretou situação de emergência nas áreas afetadas. Ninguém ficou ferido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)