(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Favorecimento em concurso público é investigado pelo MP na Unimontes

Integrantes de bancas examinadoras dos editais referentes a vagas para a área de direito estariam ajudando candidatos


postado em 31/01/2015 06:00 / atualizado em 31/01/2015 07:28

Prédio 1 da Unimontes, no Norte de Minas: composição das bancas examinadoras para vagas de professor no curso de direito está sendo questionada por candidatos(foto: Danilo Evangelista/Esp. EM 17/11/11)
Prédio 1 da Unimontes, no Norte de Minas: composição das bancas examinadoras para vagas de professor no curso de direito está sendo questionada por candidatos (foto: Danilo Evangelista/Esp. EM 17/11/11)


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou procedimento para investigar a suspeita de favorecimento a candidatos por parte de integrantes de bancas examinadoras dos editais referentes a vagas para a área de direito no concurso público para professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Seiscentas e trinta e sete vagas do processo de seleção foram divididas em 27 editais. Cerca de 4.500 candidatos concorrem às vagas separadamente, de acordo com a área do conhecimento. A investigação está a cargo do promotor Paulo Vinicius Cabreira, da Curadoria de Defesa do Cidadão, de Montes Claros, no Norte de Minas.

O concurso foi iniciado em dezembro, com a aplicação das provas de conhecimento (primeira etapa), que foi eliminatória. Atualmente, os candidatos participam da segunda etapa, sendo submetidos às bancas examinadoras. Um dos editais, referente a vagas de professor para o curso de direito está suspenso. Ontem, a comissão especial do concurso alegou que antes mesmo do encaminhamento à denúncia ao MPMG, já tinha suspendido o edital das vagas da área de direito, por “questões administrativas”.

A Unimontes foi notificada a prestar eslcarecimento. Ainda não há data para aplicação das provas da segunda etapa da área de direito. Na representação encaminhada ao MP, candidatos questionam a composição das bancas examinadoras da área de direito, alegando que elas teriam como componentes “professores da própria universidade, que são colegas de trabalho de diversos candidatos”.

ESCLARECIMENTOS Nessa sexta-feira, a comissão especial do concurso da Unimontes argumentou que “foram tomadas todas as medidas para evitar quaisquer favorecimentos a candidatos interessados” e que todos os procedimentos foram informados previamente ao MP. Explicou ainda que, antes do início das provas, foram divulgados os nomes dos componentes das bancas, dando a oportunidade de impugnação por parte dos candidatos.

O vice-reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza, disse que a instituição vai prestar os devidos esclarecimentos ao MPMG, a fim de que o concurso para professor da área de direito possa ser retomado, sem prejuízo para nenhum concorrente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)