(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Samu Macro Sul é inaugurado e vai atender 153 municípios

Neste sábado, o governador Fernando Pimentel (PT) e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, estiveram em Varginha para inaugurar o complexo do Samu


postado em 30/01/2015 18:56 / atualizado em 30/01/2015 19:51

Moradores de 153 municípios da Região Sul de Minas Gerais vão contar, a partir deste sábado, com o socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nesta sexta-feira, o governador Fernando Pimentel (PT) e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, estiveram em Varginha para inaugurar o complexo do Samu da Macro Sul. A iniciativa contou com investimento de R$ 7,8 milhões em uma parceria dos governos federal, estadual e municipais. Os serviços já estarão a disposição da população neste sábado.

O complexo regulador do serviço está em Varginha, no prédio da Central Operativa de Regulação, no Bairro Boa Vista. O espaço foi cedido pela prefeitura. O Samu Macro Sul vai contar com 619 profissionais, sendo 67 médicos, 68 enfermeiros, 202 técnicos em enfermagem, além de condutores dos veículos, farmacêuticos e servidores administrativos.

O governador Fernando Pimentel destacou a atuação do Samu, mas também lamentou que a cobertura do serviço no estado ainda esteja abaixo do essencial. “Agora, nós vamos acelerar o serviço de urgência e emergência em Minas Gerais. Nós vamos cobrir o Estado inteiro. É uma vergonha para Minas ser a terceira pior cobertura de Samu no Brasil. Vamos atender bem Minas Gerais no quesito saúde e não é só no serviço de urgência e emergência, será nos centros de especialidade médica, nos hospitais regionais. Vamos dar um salto”, afirmou o governador.

O ministro de Estado da Saúde, Arthur Chioro, lamentou que o Samu tenha demorado para chegar ao Sul de Minas. “Hoje, 75% da população brasileira, ou seja, 151,6 milhões de brasileiras e brasileiros, contam com a cobertura do Samu. Jamais imaginei que o Samu levaria 12 anos para chegar ao Sul de Minas. O importante é que, hoje, essa história já começa a mudar aqui na região e logo começará a mudar em todo o Estado”, disse o ministro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)