(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH ganha mais um ponto avançado do Samu

Nova unidade fica na Avenida Cristiano Machado, em frente ao número 1.950, onde funciona a Feira dos Produtores


postado em 22/05/2014 09:47 / atualizado em 22/05/2014 09:51

(foto: Marcelo Martins/Divulgação PBH)
(foto: Marcelo Martins/Divulgação PBH)

Já está funcionando o mais novo ponto avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da capital. O local, considerado estratégico para o atendimento na região Nordeste, fica na Avenida Cristiano Machado, em frente ao número 1.950, onde funciona a Feira dos Produtores, no bairro Cidade Nova. São 12 equipes, que contam, cada uma, com dois técnicos de enfermagem e um motorista/socorrista. As equipes são distribuídas em duas Unidades de Suporte Básico (USB), funcionam em esquema de revezamento e atendem 24 horas por dia.

Segundo a técnica de enfermagem Patrícia de Oliveira, que integra uma das equipes, a criação do novo ponto aumentou consideravelmente a agilidade na região Nordeste da cidade. “Além de desafogar as equipes que já funcionavam na região, nós conseguimos suprir o atendimento que muitas vezes tinha que ser feito por unidades até de Venda Nova, que vinham correndo prestar socorro. Com isso, nós reduzimos o tempo de resposta para toda a região”, explicou Patrícia. Para Zenilda Bor­ges, técnica de enfermagem que integra a mesma equipe de Patrícia, o local foi um belo achado. “Funcionamos como coringa em toda a região. Se tiver alguém empenhado no eixo norte, nós somos deslocados”, afirmou Zenilda.

Novo ponto zero

O novo ponto avançado do Samu tem uma particularidade: ele funciona em área embaixo de uma passarela que corta a avenida Cristiano Machado. Segundo o secretário regional Nordeste, Geraldo Magela, o aproveitamento da área é um dos fatores positivos para o sucesso do serviço. “O local estava abandonado e precisava ser revitalizado e está em um ponto importante em via muito movimentada da região, que é a Cristiano Machado”, disse. Geraldo informou que a obra foi feita por meio da Gerência de Manutenção. Além de estacionamento para as duas USBs, totalmente fechado com gradil, o local possui sala de estar, cozinha, três instalações sanitárias e um dormitório.

O bom resultado alcançado pelo novo ponto e a revitalização do espaço já são notados pela população. Para o mecânico alinhador Walisson Luiz de Paiva, que trabalha ao lado do novo ponto, a requalificação do espaço mudou o lugar. “Esse espaço era muito sujo e bagunçado. Agora é outra coisa. Conseguiram recuperar uma área prestando um serviço importante para a população. Há poucos dias teve um acidente complicado na Cristiano Machado e eles prestaram o socorro rapidamente, salvando as pessoas envolvidas”, contou o mecânico. Para o aposentado Márcio Destro, a iniciativa parece simples, mas se mostrou fundamental. “Havia a necessidade de revitalização do espaço. Moro aqui e via essa necessidade. É importante descentralizar e diminuir o tempo de atendimento do Samu. Juntando as duas coisas, chegou-se a uma solução formidável”, disse.

Samu em BH


A frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) disponível para atendimento à população de Belo Horizonte é composta atualmente por 21 Unidades de Suporte Básico (USB), com dois técnicos de enfermagem e um motorista socorrista e seis Unidades de Suporte Avançado (USA), com um médico, um enfermeiro e um motorista socorrista. O tempo médio de resposta aos chamados é de 13 minutos. Além da Central do Samu, localizada no bairro Coração Eucarístico, Belo Horizonte conta com 21 pontos de saída das unidades, chamados ponto zero.

Bons resultados

• Em 2013, o Samu de Belo Horizonte recebeu 566.559 chamadas telefônicas, sendo que 11% destas ligações foram consideradas trotes (63.256).
• Quanto aos atendimentos com envio de ambulância, foram realizados 96.780.
• Na última pesquisa realizada pelo Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), do Ministério da Saúde, entre 2008 e 2010, Belo Horizonte foi classificada entre as melhores cidades brasileiras no quesito Proporção de Acesso aos Hospitais,
entre os municípios com população superior a 2 milhões de habitantes.
• A nota de Belo Horizonte no item de acesso aos hospitais foi de 8,32, em uma avaliação de 0 a 10.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)