(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rio Doce, em Governador Valadares, está sete centímetros abaixo do nível de captação

No mesmo período do ano passado, a água estava 1,80 metro acima do nível zero, o que corresponde a uma queda de 96,1% em 2015


postado em 22/01/2015 14:33 / atualizado em 22/01/2015 16:21

A Prefeitura de Governador Valadares decidiu tomar uma medida para alertar os moradores para o uso consciente da água. Diariamente, em seu site, a administração municipal informa o nível que o Rio Doce, responsável pelo abastecimento da cidade e de municípios vizinhos, está no momento. A medida também era tomada na época das cheias para informar sobre os riscos de alagamentos. Nesta quinta-feira, a situação do manancial ainda é preocupante. Ele está sete centímetros abaixo da linha de captação. No mesmo período do ano passado, a água estava 1,80 metro acima do nível zero, o que corresponde a uma queda de 96,1% em 2015.

A cidade vem sofrendo com a seca desde o fim do ano passado. Em outubro e novembro, o nível de captação do sistema autônomo de água e Eesgoto (Saae) de Governador Valadares chegou a ficar 30 centímetros negativos, o que levou a prefeitura a tomar medidas drásticas. “Tivemos que fazer manobras de segurança. Alguns bairros ficavam sem água e depois os outros em revezamento”, explica o diretor-adjunto do Saae, Vilmar Rios Dias Júnior. A chuva que atingiu o município em dezembro serviu para dar uma amenizada na situação.

Os moradores ainda não terão que conviver com o racionamento na cidade, reforça o diretor. Mas, para isso, a economia de água é a melhor solução. Para alertar a população, a prefeitura voltou a colocar diariamente a situação do nível do Rio Doce em sua página na internet. “Já fazíamos isso na época das cheias. Agora, estamos informando sobre a seca. Essa medida é para conscientizar a população para o consumo consciente. Estamos com um problema no Sudeste todo, já temos uma captação que é difícil, então é para economizar”, comentou Júnior.

O Saae tenta melhorias na captação de água. Atualmente, a cidade conta com três estações de tratamento de água (ETA), a Central, Vila Isa e Santa Rita, porém, o maquinário já está ultrapassado. “A medida que tomamos é para melhorar a captação, que, além de antiga, está ficando precária. Fizemos as compras de duas bombas que vão ser colocadas na Eta Central e a Vila Isa. Elas ficarão mais no meio do rio”, disse o diretor-adjunto.

Júnior diz que o problema pode se prolongar, caso não haja conscientização. “Estamos vivendo um período de seca muito grave. Pelo que estamos sabendo, não há previsão de chuva tão cedo”, afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)