(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Paralisação de motoristas e cobradores no Barreiro termina após reunião

Trabalhadores e a empresa entraram em um acordo, segundo o sindicato da categoria. Ônibus devem voltar a circular normalmente ainda nesta tarde


postado em 15/09/2014 12:09 / atualizado em 15/09/2014 12:51

A Polícia Militar acompanhou o protesto durante a manhã para garantir que os motoristas que não participaram do protesto pudessem deixar a garagem no Bairro Independência(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
A Polícia Militar acompanhou o protesto durante a manhã para garantir que os motoristas que não participaram do protesto pudessem deixar a garagem no Bairro Independência (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)


Terminou, por volta das 11h40 desta segunda-feira, a paralisação de motoristas e cobradores de nove linhas que atendem a região do Barreiro, em Belo Horizonte. O protesto começou durante a madrugada e, durante a manhã, houve momentos de tensão. Um funcionário foi detido e outro, atropelado.

A paralisação terminou após uma reunião entre sindicalistas e representantes da empresa Urca. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários de Belo Horizonte (STTR-BH), Ronaldo Batista, a viação apresentou uma proposta para os trabalhadores, que foi aceita. A partir de agora, eles vão acompanhar o cumprimento dos itens e, caso o acordo não seja cumprido, uma nova paralisação não é descartada. O atendimento das linhas ainda é parcial, mas, conforme o presidente da entidade, deve ser normalizado nas próximas horas.

O diretor do STTR-BH, Carlos Henrique Marques, informou que a paralisação foi motivada por casos de assédio moral, não pagamento do fundo de garantia e INSS, jornada de trabalho excessiva e ônibus que circulam sem cobrador.

Ainda segundo ele, a empresa responsável pelas linhas também está cobrando multa administrativa dos trabalhadores. Conforme o sindicalista, o valor corresponde a certo tipo de infração, como atraso nas viagens e veículos que encostam fora das baias nas estações, que é de responsabilidade das empresas.

A manifestação foi acompanhada pela Polícia Militar (PM), mais cedo, os manifestantes tentaram impedir a saída dos ônibus e houve um princípio de confusão. Um motorista foi detido suspeito de ter jogado uma pedra em um dos coletivos, além de ter cometido desacato e oferecido resistência, o que revoltou os colegas. O presidente do sindicato negou que o funcionário tenha sido responsável pelo ato de vandalismo.

Quase ao mesmo tempo em que o motorista era detido, um cobrador de 20 anos foi atropelado por um ônibus. Wesley Starley desmaiou e foi levado por colegas para a calçada. O rapaz recobrou a consciência e deu sua versão do acidente enquanto aguardava o resgate do Corpo de Bombeiros. “O motorista jogou o ônibus em cima de mim. Foi por querer. O cara nem me deu socorro. Estou sentindo muita dor na coluna”. O cobrador já foi levado para um hospital.

Segundo o sindicato, foram afetadas as linhas 305 (Estação Diamante/Mangueiras), 311 (Estação Diamante/Independência), 330 (Estação Barreiro/Independência), 340 (Estação Barreiro/Vila Mangueiras), 337 (Estação Barreiro/Itaipu), 3052 (Estação Diamante/BH Shopping via Havaí), 33 (Estação Barreiro/Centro - Hospitais), 8350 (Estação São Gabriel/Estação Barreiro) e 6350 (Estação Vilarinho/Estação Barreiro via Anel Rodoviário), as duas últimas do sistema BRT/Move.

Em nota, a BHTrans afirma que apenas seis linhas foram atingidas pela paralisação e que a maioria já está circulando. "A BHTrans informa que desde as 12h20 as linhas 330 (Estação Barreiro/Independência), 305 (Estação Diamante/Mangueiras), 311 (Estação Diamante/Independência), 340 (Estação Barreiro/Vila Mangueiras), 337 (Estação Barreiro/Itaipu) e 3052 (Estação Diamante/BH Shopping- via Havaí), estão operando normalmente. A linha 33 (Estação Barreiro/Centro-Hospitais) ainda está circulando de forma parcial", diz o documento.

O em.com.br entrou em contato com a Urca, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto.

Com informações de Tiago de Holanda


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)