(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de 200 estudantes disputam competição internacional de robótica em BH

Torneio reúne jovens de vários países do mundo na Capital mineira. Eles devem propor soluções inovadores para evitar desastres naturais


postado em 01/09/2014 16:58 / atualizado em 01/09/2014 17:46

Festival de Robótica disputado em Brasília reuniu centenas de estudantes(foto: Confederação Nacional da Indústria/Divulgação)
Festival de Robótica disputado em Brasília reuniu centenas de estudantes (foto: Confederação Nacional da Indústria/Divulgação)
Durante toda esta semana Belo Horizonte será a capital mundial da Robótica. A partir desta terça-feira, 210 alunos de vários países do mundo vão disputar a primeira edição do Festival Internacional de robôs, que faz parte do calendário da Olimpíada do Conhecimento, a maior competição de educação profissional das Américas. São estudantes de 9 a 16 anos do Brasil, Áustria, Chile, Canadá, Estados Unidos e Estônia.

A cerimônia de abertura será realizada no Expominas, Bairro Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte. No primeiro dia, as equipes fazem treinos e testes. As provas que valem pontos começarão na quarta-feira, 3 de agosto. Durante a competição, os estudantes terão o desafio de executar missões utilizando robôs construídos e programados por eles. A exemplo do que ocorreu no Torneio Nacional, disputado em Brasília, o tema será a Fúria da Natureza.

Alunos de várias partes do mundo vão chegar à BH(foto: Confederação Nacional da Indústria/Divulgação)
Alunos de várias partes do mundo vão chegar à BH (foto: Confederação Nacional da Indústria/Divulgação)
Os competidores terão de explorar e propor soluções inovadoras para prevenir e enfrentar desastres naturais como tornados, ciclones, tempestades, terremotos, tsunamis, enchentes e deslizamentos de terra. Cada equipe também irá expor projetos de pesquisa científica com o mesmo tema.

As equipes serão avaliadas pelo design de robô, projeto de pesquisa e em partidas de dois minutos e trinta segundos, onde deverão executar missões na mesa de competição. Por meio de uma experiência criativa, os competidores devem resolver problemas do mundo real, ou seja, planejar, projetar, construir e programar os robôs. O evento desperta o interesse das crianças e adolescentes para as carreiras de engenharia e tecnologia de forma desafiadora, inteligente e divertida.

Expominas recebe os últimos ajustes para a realização do evento(foto: Confederação Nacional da Indústria/Divulgação)
Expominas recebe os últimos ajustes para a realização do evento (foto: Confederação Nacional da Indústria/Divulgação)
Nos quatro dias de provas, os competidores serão desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho nas profissões que escolheram. Vencem aqueles que conseguirem fazer a tarefa dentro do prazo e dos padrões internacionais de qualidade. O festival acontece entre 3 e 6 de setembro na Capital Mineira e vai reunir mais de 800 competidores de todo o Brasil. Eles disputarão medalhas de ouro, prata e bronze em 58 profissões técnicas ligadas à indústria e ao setor de serviços.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)